A Arábia Saudita quer se notabilizar pelas megaconstruções. É o caso da The Line, cidade futurista que está sendo erguida em pleno deserto. Mas os sauditas não pretendem parar por aí. O governo do país está construindo a chamada “ilha perfeita”.
Leia mais
Espaço ultraluxuoso e futurista
- A Sindalah, como é oficialmente conhecida, ficará no Mar Vermelho.
- O complexo turístico contará com uma marina com cerca de 86 espaços para embarcações de luxo de pequeno e médio calado.
- Além disso, terá um campo de golfe e hotéis superluxuosos, inclusive com o primeiro hotel sete estrelas do país muçulmano.
- Este espaço terá 400 quartos e cerca de 300 suítes de alto padrão.
- A “ilha perfeita” ainda contará com um centro gastronômico com cerca de 40 opções culinárias.
- Segundo as autoridades sauditas, a Sindalah terá uma área aproximada de 840 mil metros quadrados e capacidade para acolher cerca de 2.400 visitantes por dia.
- O projeto faz parte da iniciativa Neom, região construída do zero no noroeste do país e financiada pelo Fundo de Investimento Público de US$ 700 bilhões (R$ 3,8 trilhões) da Arábia Saudita.
Ilha terá sistema de refrigeração próprio
Um dos principais desafios do empreendimento tem relação com o clima. Durante o verão, as temperaturas podem superar os 38°C na região, que não tem acesso a fontes de água doce.
Para superar o problema, os engenheiros sauditas estão construindo usinas de dessalinização e modernos sistemas de ar-condicionado. Uma das atrações, de fato, é um gigantesco lago artificial de água dessalinizada.
Segundo os responsáveis pelo projeto, o espelho d’água também se tornará fornecedor de matéria-prima para a criação de neve artificial. Ainda estão sendo desenvolvidos sistemas capazes de criar nuvens artificiais gigantes e até uma lua gigante artificial, feita para iluminar a cidade. Outra promessa é a criação de “areia brilhante” para iluminar a praia.
Um investimento pesado também está sendo feito na educação. O objetivo é criar professores holográficos que possam ministrar todas as disciplinas do sistema educacional local.
De acordo com as previsões do governo, a “ilha perfeita” seria capaz de contribuir com cerca de 10% do PIB da Arábia Saudita. Não há previsão de quando a obra será finalizada. As informações são de O Globo.