A Primeira Igreja Batista da Lagoinha em Alphaville (SP) está organizando um evento significativo para a virada do ano, chamado Vira Brasil 2025. A cerimônia, que ocorrerá em 31 de dezembro, no Allianz Parque, espera reunir mais de 40 mil participantes.
Diversos artistas gospel e pregadores renomados estão confirmados para se apresentar. A lista inclui André Fernandes, Quezia Cadimo, Alpha Music, Ana Nóbrega, Isaías Saad, Eli Soares, FHOP, Victor Hugo, Ronny Oliveira, Sued Silva, Banda Morada, Fernandinho, Richard Gordon, Camila Vieira e Paulo Vieira.
A controvérsia com o Vira Brasil 2025 gira em grande parte em torno dos preços dos ingressos. Os bilhetes para a área VIP Experience podem custar mais de R$ 3,5 mil. Já o ingresso mais barato, vendido a R$ 55, esgotou rapidamente depois do lançamento.
Em resposta às críticas, a organização do evento anunciou um serviço de transporte de ônibus, que sairá da sede da Lagoinha Alphaville. Isso deve facilitar o acesso ao Allianz Parque para os fiéis.
Como é o evento da Igreja Batista da Lagoinha
O Vira Brasil 2025 difere dos cultos tradicionais de Ano-Novo, que são conhecidos por seu caráter comunitário e simplicidade. Essa abordagem tem gerado críticas de líderes religiosos e estudiosos.
O pastor Milton Paulo Silva, da Igreja Vineyard, em Mogi das Cruzes, expressou preocupações ao portal UOL. Ele considera o evento uma manifestação de uma igreja “megalomaníaca”, distante dos princípios de Jesus. Silva critica também o alto preço dos ingressos, ao sugerir que o foco está mais no lucro do que no cuidado com os necessitados.
Já o pastor batista e doutor em ciências da religião Kenner Terra comentou a tradição dos cultos de Ano-Novo. Ele destacou que o Vira Brasil 2025 se diferencia por sua escala e natureza comercial. Terra observou que, embora não proíba eventos pagos, a Bíblia valoriza a solidariedade, o amor e a simplicidade. Segundo ele, os preços elevados dos ingressos podem criar um recorte social que exclui muitos fiéis, distanciando-se dos princípios bíblicos de empatia e simplicidade.