Virginia Hislop, uma idosa de 105 anos, recebeu seu diploma de mestrado da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. A cerimônia de formatura ocorreu no último domingo, 16, depois de 83 anos do início de seus estudos. “Meu Deus, esperei tanto por isso”, disse, durante a formatura.
Ela iniciou sua graduação em educação em 1936, com o objetivo de obter o mestrado. Em 1940, pouco antes de entregar sua dissertação, teve de interromper os estudos para se casar, pois seu noivo foi chamado para a Segunda Guerra Mundial.
Em seu discurso, Virginia disse que o mestrado é uma recompensa pelo seu trabalho na educação ao longo da vida.
“Achei que era uma das coisas que poderia aprender ao longo do caminho se precisasse”, disse Virginia. “Sempre gostei de estudar. Então, isso não era uma grande preocupação para mim — e casar era.”
Virginia Hislop dedica seu tempo ao trabalho comunitário
Atualmente, Virginia dedica seu tempo ao trabalho comunitário, à leitura e à jardinagem — atividades que, segundo ela, a mantém atenta. A idosa teve dois filhos, quatro netos e nove bisnetos.
A Universidade de Stanford retirou a exigência de dissertação. Isso permitiu que Virginia pudesse retornar e concluir seu mestrado. Essa mudança foi fundamental para que ela recebesse seu diploma.
“Acho que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de desenvolver seu potencial da melhor forma possível, e que todas deveriam ter a chance de buscar o ensino superior se assim desejassem”, afirmou Virginia. “Tenho feito esse trabalho na educação por anos e é bom ser reconhecida com este diploma.”