Na manhã deste sábado (14), o ex-jogador Neto, um dos grandes ídolos da história do Corinthians, foi homenageado com um busto na sede social do clube, no Parque São Jorge. O ex-meio-campista, que foi fundamental para a conquista do título brasileiro de 1990, não conseguiu segurar as lágrimas ao ser homenageado.
“É uma coisa tão bonita, tão maravilhosa. Eu escolhi a camisa número 2, queria dizer que Deus é maravilhoso. Deus é Corinthians. Obrigado a todos vocês. Queria dizer para o Augusto, que não há gratidão maior para agradecer a você. É um dos dias mais felizes da minha vida”, declarou Neto, visivelmente emocionado.
O busto, agora em exposição no Parque São Jorge, ainda traz a seguinte mensagem: “Homenagem do Sport Club Corinthians Paulista: José Ferreira Neto. Xodó da Fiel, honrou a camisa do Corinthians em 228 jogos, marcando 80 gols. Herói de uma geração que testemunhou o título de campeão Brasileiro de 1990.”
Neto é natural de Rio Claro, no interior de São Paulo, e iniciou sua carreira nas categorias de base da Ponte Preta, mas se profissionalizou no Guarani, de Campinas. O ex-jogador também teve passagens por Bangu, São Paulo, Palmeiras, antes de chegar ao Corinthians em 1989, em uma troca com o Palmeiras que envolveu o meia Ribamar.
Com a camisa do Timão, Neto fez parte do histórico título do Campeonato Brasileiro de 1990, o primeiro título nacional da história do Corinthians. O ex-atleta ainda conquistou a Supercopa do Brasil em 1991 e permaneceu no Corinthians até 1993, quando encerrou sua primeira passagem pelo clube.
Após a primeira saída do Timão, Neto passou por Millonarios, Atlético-MG, Santos e Matsubara, antes de retornar ao Corinthians em 1996, quando conquistou o Campeonato Paulista, seu ultimo titulo pelo clube do Parque São Jorge. No Timão, Neto acumulou 228 jogos e marcou 80 gols nas duas passagens.
Neto é o 13º atleta da história do futebol do Corinthians a ter um busto no clube. Além dele, Neco, Cláudio, Baltazar, Luizinho, Ronaldo Giovanelli, Sócrates, Rivellino, Teleco, Marcelinho Carioca, Wladimir, Zé Maria e Basílio também foram homenageados no Parque São Jorge.