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O X, antigo Twitter, volta a estar no centro de uma polêmica envolvendo o antissemitismo. A empresa de tecnologia IBM afirmou que deixará de anunciar na rede social após descobrir que materiais de publicidade da companhia foram publicados ao lado de postagens pró-nazismo na plataforma.
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O caso veio à tona após a divulgação, nesta quinta-feira (16), de um relatório da organização sem fins lucrativos Media Matters for America. O documento identificou a IBM como uma das várias empresas que tiveram anúncios publicados ao lado postagens com conteúdo nazista.
A IBM tem tolerância zero para discurso de ódio e discriminação e suspendemos imediatamente toda a publicidade no X enquanto investigamos essa situação totalmente inaceitável.
IBM, em comunicado
Elon Musk acusado de antissemitismo
A decisão da IBM também foi tomada um dia depois de Elon Musk demonstrar apoio a uma teoria da conspiração na rede social. O dono do X respondeu um usuário da plataforma que responsabilizou os próprios judeus pelo aumento do antissemitismo na internet.
Em seguida, Musk fez uma nova postagem criticando a Liga Antidifamação (ADL), uma organização sem fins lucrativos que combate o antissemitismo e o extremismo. O empresário afirmou que ela “ataca injustamente a maioria do Ocidente em vez dos grupos minoritários que são sua principal ameaça”.
A ADL faz parte de um grupo que pediu que grandes anunciantes boicotem o antigo Twitter até que Musk concorde em retomar a aplicação das antigas regras de moderação de conteúdo da plataforma.
Em um momento em que o antissemitismo está explodindo nos Estados Unidos e aumentando em todo o mundo, é indiscutivelmente perigoso usar a influência de alguém para validar e promover teorias antissemitas.
Jonathan Greenblatt, CEO da ADL
Ainda nesta quinta, 164 líderes judeus reiteraram o apelo para que grandes anunciantes, incluindo Disney, Apple e Amazon, parem de financiar o X por meio de anúncios. Eles ainda pediram que a Apple e o Google removam a rede social de suas lojas de aplicativos.
A pressão sobre a plataforma aumentou ainda mais após o início da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Diversos levantamentos apontam que houve aumento de postagens com discursos de ódio contra israelenses e também palestinos no X.
X enfrenta dificuldades para recuperar anunciantes
- O anúncio da IBM é o mais recente golpe contra os esforços para atrair de volta anunciantes após a compra do antigo Twitter por Elon Musk.
- Muitas empresas deixaram de anunciar na rede social alegando falta de controle em relação aos conteúdos postados na plataforma, especialmente fake news.
- Em meio ao cenário, Musk deixou o cargo de CEO da empresa, sendo substituído por Linda Yaccarino, ex-chefe de publicidade da NBCUniversal da Comcast.
- Sem mencionar especificamente os últimos acontecimentos, ela fez uma postagem afirmando que “o ponto de vista de X sempre foi muito claro de que a discriminação por parte de todos deveria PARAR em toda a linha”.
- As informações são do The Washington Post.