Elegante, eficiente e com um terceiro tanque de combustível, o Airbus A321XLR está pronto para estrear rotas de longa distância que antes eram inviáveis. Batizado de “XLR” por sua “Xtra Long Range” (alcance extra longo, em tradução livre), o modelo fez seu voo inaugural com a companhia aérea espanhola Iberia, em uma rota de Madri a Boston, na última quinta-feira (14).
Com capacidade para 182 passageiros, o A321XLR é o avião comercial de corredor único com maior alcance do mundo, podendo voar até 4.700 milhas náuticas (pouco mais de 8.700 quilômetros).
Para efeito de comparação, a distância entre Nova York e Istambul é de aproximadamente 8.000 km. Além disso, a Airbus afirma que a aeronave consome 30% menos combustível por assento em relação aos modelos de gerações anteriores.
Esse alcance em um avião de corredor único — ou seja, menor do que as aeronaves comerciais que costumam ser usadas em transatlânticos, como o Boeing 787 Dreamliner, com capacidade de até 250 passageiros — possibilita a criação de rotas e frequências que antes não eram viáveis com aeronaves maiores e menos econômicas.
Um exemplo são as novas rotas planejadas pela Aer Lingus, que ligará Dublin, na Irlanda, a Nashville e Indianápolis, nos Estados Unidos, a partir do próximo ano com o A321XLR.
O jornalista especializado em aviação Miquel Ros, convidado pela Iberia para conhecer a aeronave, disse à CNN Travel que a cabine oferece “um bom equilíbrio entre as limitações de espaço conhecidas e a necessidade de eficiência”.
“As poltronas da classe executiva são um pouco mais estreitas do que as dos aviões de corredor duplo da companhia, mas ainda proporcionam uma experiência premium diferenciada e a possibilidade de dormir na posição horizontal”, explicou.
“Já a classe econômica tem um espaço entre assentos semelhante ao de aviões maiores e conta com o mesmo sistema de entretenimento a bordo.”
Ros também destacou a presença de dois modernos galleys (cozinhas de bordo), que devem aliviar as preocupações de quem teme os impactos do menor espaço da cabine.