O designer de produtos ultra luxuosos Jonathan Schwinge projetou, em 2010, um iate que talvez seja diferentão demais para sair do papel. Isso porque o Hydrofoil Small Waterplane Area Ship (HYSWAS) chamado Superiate Tetraedro parece uma pirâmide voadora saída de Star Wars.
Para quem não sabe: tetraedro é uma pirâmide com todas as quatro faces da forma triangulares, incluindo a base. E quando o assunto é superiates, talvez este seja um formato desafiador demais para valer o custo e o trabalho envolvidos. Pelo menos, é o que indica o histórico desse projeto, conforme apurado pelo New Atlas.
Superiate que parece pirâmide voadora é incrível…no papel
Seis anos após Scwinge anunciar seu design diferentão de iate, a (hoje extinta) Eyelevel Creative criou uma arte conceitual com base no projeto. E isso levou o potencial chamativo da ideia para além do mundo marítimo.
Confira abaixo os destaques do superiate-pirâmide-voadora:
- A embarcação tetraédrica é projetada para transportar seis passageiros e quatro membros da tripulação;
- O design do Tetraedro é um casco de trimarã subaquático sob os compartimentos de habitação, com um casco “torpedo”;
- Hidrofoils seriam montados nas laterais abaixo;
- Esses hidrofoils poderiam levantar a embarcação acima da linha d’água ao viajar a 15 nós (27 km/h) ou mais;
- A velocidade máxima do superiate seria de 38 nós (71 km/h).
- O iate de fibra de carbono e aço inoxidável teria 21,6 m de comprimento e pesaria 82,7 toneladas.
- Seu alcance de cruzeiro estimado seria de três mil milhas náuticas (5,6 mil km).
Para você ter ideia: daria para zarpar de Mônaco, na Riviera Francesa, e chegar até a ilha caribenha de Saint John com um pouco de combustível sobrando.
Tecnologia de jato no superiate
O sistema de foiling HYSWAS incluiria tecnologia baseada em aviação com um sistema de piloto automático “fly-by-light” para manter o navio estável. Ele controlaria automaticamente a inclinação e a flutuação para contrabalançar as forças de rolamento pela superfície do oceano.
Os sistemas de controle “fly-by-light” são muito semelhantes aos “fly-by-wire”. Em vez de sinais elétricos enviados através de fios de cobre do dispositivo de entrada para o controlador e vice-versa, ele utiliza luz através de fibras ópticas.
- Sistemas fly-by-light são mais leves do que seu equivalente em cobre. E são usados principalmente na aviação avançada – por exemplo: em caças.
Em que pé está o projeto do superiate-pirâmide-voadora
Schwinge encontrou, em 2016, um gerente de projetos que parecia disposto a transformar seu supriste em realidade. Marcel Müller, da Inmainco Visionary Marine Management, concordou em assumir o projeto. Desde então, temos: zero trabalho concluído, zero protótipos e zero anúncios sobre o superiate Tetraedro.
De acordo com o site de Schwinge (que parece ter sido atualizado pela última vez em 2022), o sistema de propulsão do design está em estágio conceitual com a Maritime Applied Physics Corporation em Baltimore, em Maryland (EUA).
Embora não se saiba o que isso significa, a Mapcorp está no mercado desde 1986 especializando-se em tecnologia HYSWAS, embarcações navais avançadas e engenharia. E trabalhou extensivamente com o Departamento de Defesa dos EUA em designs de veículos, submarinos e projetos de “engenharia oceânica”. A ver se algo do superiate vai, de fato, sair do papel.