Um iate afundou na proximidade da costa de Porticello, Província de Palermo, na Itália, na madrugada desta segunda-feira, 19. De acordo com a Guarda Costeira do país, uma pessoa morreu e outras seis estão desaparecidas, sendo seis passageiros e um tripulante. Outras 15 foram resgatadas com vida, incluindo uma criança de um ano.
Em férias na região, dos 22 integrantes da embarcação, dez eram tripulantes e 12, passageiros — de nacionalidades britânica, norte-americana e canadense. Denominado Bayesian e com bandeira do Reino Unido, ainda segundo a Guarda Costeira, ao ser atingido por um tornado, o iate naufragou.
Porta-voz do resgate italiano, Luca Cari afirmou que mergulhadores especializados em águas profundas tentam acessar o casco. Entre os desaparecidos, estão o empresário britânico do setor de tecnologia Mike Lynch, que é chamado de “o Bill Gates do Reino Unido”.
A câmera de segurança de um restaurante na marina de Porticello mostra o momento exato do tornado, às 4h (horário local). Cadeiras, mesas e outras estruturas acabarem sendo levadas pelo vento.
Na noite de domingo 18, contudo, o iate estava atracado na costa de Palermo.
Iate tinha design premiado
Equipes de resgates encontraram o iate Bayesian a uma profundidade de 49 metros. Construído em 2008 pela empresa italiana Perini Navi, o veículo marítimo tinha seis suítes e capacidade para acomodar até 12 hóspedes, além de uma tripulação de até dez pessoas.
Referência em decoração de embarcações de luxo, o veleiro chegou a receber prêmios de design na área. Antes chamado de “Salute”, quando navegava com bandeira holandesa, o veículo tinha estilo minimalista projetado pelo designer francês Remi Tessier.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse que autoridades britânicas estão em contato com autoridades locais e à disposição para dar suporte consular aos britânicos atingidos.