Maior plano de saúde do Estado, com cerca de 195 mil no Iaspi Saúde e 208 mil no Plamta, até a primeira quinzena de dezembro deste ano, o Iaspi Saúde realizou um total de 2.442.047 atendimentos, entre consultas eletivas (458.698), consultas de urgência (73.218), exames de urgência (149.250), exames (1.164.527) terapias seriadas (411.311) e atendimentos odontológicos (185.043). Os números foram divulgados pela diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita.
Ela informa que somente na Carteira Plamta foram cerca de 60 mil atendimentos, incluindo guias de urgência, cirurgias, internações, internações psiquiátricas, guias oncológicas e home care.
Segundo Aita, o atendimento odontológico oferecido a usuários e dependentes, sem nenhum custo a mais que os 2.8% da carteira do Iaspi Saúde, foi um diferencial para os beneficiários. Esse atendimento contempla, inclusive, a reabilitação oral, um procedimento complexo, que normalmente não tem cobertura pelos planos de saúde.
Neste serviço, o Iaspi dispôs de 68 prestadores na capital e interior que, de outubro de 2022 a outubro de 2023, realizaram 201.018 atendimentos, um total de 37.111 consultas e 163.907 tratamentos.
Iaspi realizou mais de 37 mil exames de imagem da mama
No período de outubro de 2022 a outubro de 2023, o Iaspi Saúde realizou um total de 37.833 exames de imagem da mama, incluindo mamografia e ultrassonografia. Este ano, de janeiro a outubro, foram 30.028 exames, dentre eles a cintilografia de mama, mamografia bilateral, mamografia com marcação pré-cirúrgica, biópsia percutânea de fragmento mamário e ultrassonografia mamária.
Para atender a demanda, a diretora-geral do Instituto explica que foi aberto o Chamamento Público para contratação de profissionais nas especialidades médicos neuropediatras, endocrinologistas pediátricos, cardiologistas pediátricos, gastroenterologistas pediátricos e médicos geriatras. Há carência desses especialistas, não apenas no Iaspi, mas de um modo geral no país e em todas as operadoras, e o Instituto busca formas de atender essa demanda.
Carteira digital
A implantação da Carteira Digital foi um marco na transformação digital priorizada pela gestão do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi). Lançada em abril deste ano, faz parte de um projeto maior que busca entregar 100% do atendimento de forma eletrônica.
Atualmente, o usuário do Iaspi já tem acesso à carteira virtual, à pesquisa da rede credenciada, local de realização de exames, histórico e situação de guias, segunda via de boletos/Plamta e informe de pagamentos para declaração de IR pelo site (www.iaspisaude.pi.gov.br).
O Instituto também disponibilizou a Central de Atendimento (86) 2106.8861, no qual é possível verificar a autorização de exames como ressonâncias, situação cadastral do usuário e solucionar pequenas urgências via telefone como liberação de digital, caso haja necessidade.
Segundo a presidente do Iaspi, Daniele Aita, o usuário não precisa se dirigir ao Instituto para agendar consultas, devendo marcar diretamente no prestador, bem como para a liberação de exames, processo que já é feito de forma eletrônica. “No momento, apenas 30% das demandas que chegam ao Iaspi necessitam de atendimento presencial”, diz.
A presidente diz que o investimento em transformação digital inclui o lançamento do Aplicativo Iaspi, que está em fase de estudos e implantação, incluindo os serviços já à disposição no Portal do Usuário e a definição de novos fluxos de atendimento de formas a agilizar, facilitar e otimizar no dia a dia dos serviços, tanto para usuários quanto prestadores e servidores.
A gestão trabalha para cumprir a missão de gerenciar o maior plano de saúde do Estado (Cerca de 195 mil vidas no Iaspi Saúde e 208 mil no Plamta) com responsabilidade e compromisso de fazer mais e melhor para ampliar o atendimento e oferecer ao servidor do Estado e seus dependentes o melhor custo/benefício em plano de saúde.
“Este ano foi de desafios e trabalho para toda a equipe. A receita do Iaspi por usuário é cerca de 70% a menor em relação a outros planos privados e o objetivo da gestão é trabalhar com responsabilidade para manter o atendimento com o menor custo possível, de forma sustentável, buscando também o fortalecimento do Instituto, procurando novas formas de financiamento a fim de otimizar as despesas de forma a assegurar a qualidade da assistência à saúde dos servidores e seus dependentes e como entregas podemos destacar números significativos em termos de atendimento e de relacionamento com usuários e prestadores”, destaca a diretora.
Serviços digitais
Além da marcação de consultas e liberação de sistema de forma eletrônica, o uso da biometria para usuários e prestadores, o Iaspi Saúde também recebe Notas Fiscais de forma eletrônica, evitando o uso excessivo de papel. A gestão também deu início este ano a entendimento com o Banco do Brasil para disponibilizar o pagamento do Iaspi Saúde por boleto, nos casos permitidos por regulamento.
“O objetivo é oferecer aos usuários mais facilidade e praticidade para quitar a fatura em diversos locais, como agências bancárias, casas lotéricas ou pela internet. A modernização nos métodos de pagamento demonstra o compromisso do Instituto em acompanhar as demandas e expectativas de seus beneficiários, proporcionando um serviço mais alinhado com as práticas contemporâneas”, informa a diretora.
Engajamento em campanhas
Ao longo de 2023, o ano o IASPI Saúde esteve engajado nas diversas campanhas de saúde como o Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, Dezembro Laranja, dentre outras. O Instituto promoveu palestras educativas e realizou eventos também relativos à Semana do Sono, Teste de Glicemia e Pressão Arterial e Semana da Mulher, por exemplo.
“Também este ano estreitamos a parceria com a Fundação Piauí Previdência para que o Instituto venha a ampliar os serviços de atendimento médico e multiprofissional em reabilitação para que os servidores que se afastaram do trabalho por motivo de saúde possam retornar ao serviço de forma mais breve. O objetivo do projeto é aprimorar o atendimento e a reabilitação precoce, investindo em áreas como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, favorecendo uma reinserção no seu local de trabalho de forma mais célere, diminuindo as faltas e/ou atrasos no trabalho”, relata.
Parcerias facilitam acesso à reabilitação de servidores
Em 2023, ainda, a diretora-geral do Iaspi, Daniele Aita, e a diretora geral do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi), Dra. Aline Melo, firmaram parceria para facilitar o acesso à reabilitação dos servidores que estão afastados por problemas de saúde.
“Neste primeiro momento, a atenção é voltada para os servidores que estão afastados por problemas de saúde mental. O objetivo é continuar as tratativas para que se possa avançar e facilitar o acesso às terapias seriadas, como fisioterapia e fonoaudiologia”, explica.
Em reunião com o diretor do HPM, coronel Leandro de Melo C. Branco, e o diretor técnico Leandro Pence Leal, foi debatida parceria para a ampliação das instalações e para tornar o Hospital da Polícia Militar em mais uma opção para o atendimento dos servidores públicos do Estado e seus dependentes. O HPM conta com 0 consultórios, 10 salas cirúrgicas e UTI com 10 leitos.
O projeto Trans-Forma-Ação, de atendimento psicológico ao servidor público estadual, também foi alvo de parceria para ganhar uma nova formatação buscando atender professores em seu ambiente de trabalho. Projeto nesse sentido em parceria com a rede credenciada Iaspi Saúde foi apresentado e está em estudo.
Uma outra novidade que começou a ser debatida este ano é a implantação do programa de gerenciamento de pacientes crônicos para usuários do Iaspi saúde.
Atendendo solicitação da gestão, o Dr. Barcelar Júnior, corregedor da Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgou no Instituto o programa Integridade no Serviço Público, cujo objetivo é combater atos ilícitos como corrupção, fraudes, conflitos de interesse, desvio de conduta e nepotismo, por meio do fortalecimento da integridade pública na cultura organizacional, em especial através de ações preventivas.
Projeto de reforma do Iaspi
Outra pauta que mobilizou as atividades este ano, de acordo com a diretora, é o projeto de reforma do prédio do Instituto, que vem sendo debatido com engenheiros da Sead. Após vistoria das instalações, os engenheiros deram início aos entendimentos para apresentar um projeto de reforma do prédio onde funciona o Iaspi, incluindo melhorias na estrutura e também nas instalações elétrica e hidráulica. Além de necessária, a reforma visa oferecer mais conforto e comodidade a segurados e servidores.
“Também buscamos a expansão da rede credenciada de forma responsável, incluindo especialidades médicas onde temos demanda reprimida, como Psiquiatria, Reumatologia, Endocrinologia, Neurologia, e passamos a contar, desde junho com a parceria do Hospital Maternidade Marques Bastos, de Parnaíba, melhorando todo o atendimento para aquela região, evitando o deslocamento do segurado a Teresina”, diz Daniele.
O objetivo da equipe Iaspi Saúde/Plamta, segundo a diretora, é trabalhar com responsabilidade para manter o atendimento com o menor custo possível, de forma sustentável, buscando também o fortalecimento do Instituto, procurando novas formas de financiamento a fim de otimizar as despesas de modo a assegurar a qualidade da assistência à saúde dos servidores e seus dependentes.
Negociações com categorias
Neste ano, Daniele Aita esclarece que diversas categorias, por meio de seus representantes legalmente constituídos (Sindicatos, Associações) foram recebidas pela gestão com a finalidade de debater reivindicações específicas das classes.
“Nosso gabinete esteve aberto para o diálogo e a negociação, de forma transparente e direta, com o Sindicato dos Médicos, Cirurgiões Bariátricos, Cardiologistas, Psicólogos, Urologistas, além de outras categorias e diretores de hospitais da rede credenciada”, informa a diretora.