sábado, janeiro 4, 2025
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Iaspi: 70% dos atendimentos podem ser acessados de forma digital

Cada vez mais, usuários e prestadores do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Piauí (Iaspi) podem contar com a informatização para agilizar, facilitar e melhorar o atendimento de suas necessidades. Atualmente, cerca de 70% dos atendimentos do instituto podem ser acessados de forma digital.

No dia a dia do instituto, o uso de novas tecnologias e abordagens estimula a criação de ideias e soluções criativas para estar mais perto do usuário que, por sua vez, está em busca de ganhar tempo, menos burocracia e mais agilidade na solução de suas demandas.

Buscando reduzir a necessidade de emissão de documentos físicos, da marcação de consulta ao envio das faturas pelos prestadores, a informática é a grande aliada do instituto.

Em abril de 2023 o Instituto colocou à disposição dos usuários do Iaspi Saúde/Plamta a sua carteira digital, que pode ser acessada pelo site.

A carteira digital é essencial, pois funciona como uma alternativa prática e eficiente à carteira física. Além disso, ela oferece maior segurança de dados, garantindo que apenas o usuário tenha acesso às suas informações de forma virtual.

Com a carteira digital, o segurado passa a ter acesso ao documento sem a necessidade de ir ao instituto. O objetivo é facilitar e agilizar esse serviço, uma medida que faz parte do projeto de transformação digital previsto pela atual gestão que visa a oferecer cada vez mais serviços eletrônicos.

Atendimento presencial na sede do Iaspi

Faturamento digital 

O faturamento digital é funcional e operante disponível para os tipos de atendimentos: eletivos, exames, terapias e urgência. Esse serviço oferece como vantagens a agilidade no processamento, redução da necessidade de envio de documentos físicos para exames confirmados por biometria, reduz etapas e acelera o processo de faturamento.

Sustentabilidade é outro ponto importante, vez que a transição para um modelo eletrônico diminui o uso de papel, contribuindo para práticas mais sustentáveis e alinhadas à digitalização, além de oferecer  mais clareza e organização. O sistema passa a apresentar os valores de guias confirmadas por biometria e as que ainda requerem documentação impressa de forma separada, garantindo maior transparência e controle no faturamento.

A implementação de dois fluxos distintos (biometria e guias físicas) permite atender tanto usuários com biometria cadastrada no sistema quanto àqueles que ainda não possuem biometria registrada, assegurando inclusão e continuidade no atendimento, atendendo a duas diferentes realidades.

Pagamento em boleto 

O pagamento por boleto no Iaspi Saúde combina praticidade, acessibilidade e segurança. Não exige conta bancária ou cartão de crédito, ideal para usuários que preferem não utilizar meios digitais ou não têm acesso a serviços bancários tradicionais.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência ou correspondente bancário até o vencimento. O boleto possui data fixa de vencimento, permitindo que o usuário se organize e saiba exatamente quando o pagamento será feito e apresenta menor risco de fraudes, o  usuário não precisa compartilhar dados bancários ou de cartões, garantindo maior proteção contra golpes.

O boleto gera um recibo claro e fácil de verificar, útil para comprovar o pagamento e resolver eventuais dúvidas com o Iaspi, além de ser de fácil regularização, com possibilidade de emitir 2ª via. Caso o boleto seja perdido, ele pode ser facilmente reemitido pelo portal do usuário, evitando interrupções na cobertura do plano de saúde.

O boleto é também uma opção que representa flexibilidade para pagamentos e uma opção para quem não tem saldo. Usuários que não possuem saldo a descontar têm no boleto uma alternativa eficiente. Os casos em que o usuário pode pagar em boleto estão regulamentados pelo Decreto N  22674 de 29 de janeiro de 2024. São os seguintes:

– Licença sem vencimento ou qualquer outra hipótese em que, temporariamente, deixe de estar na folha de pagamento

-Insuficiência de saldo no contracheque do titular

– Débito anterior, que pode ser parcelado em até seis vezes

-Falecimento do titular, enquanto tramita o processo de implantação de pensão por morte, quando o pensionista pode assumir a qualidade de titular

– Empregados de empresas públicas e sociedades de economia mista aposentados e seus pensionistas, uma vez que recebem seus proventos e pensões do Regime Geral da Previdência Social

Central de Atendimento ao Usuário – por meio do telefone: (86-2106-8861), o usuário pode verificar guias, cancelar guias, verificar cadastro de beneficiários, atualizar a biometria do beneficiário, verificar redes credenciadas e corrigir inconsistências de guias.

Este ano, até novembro, foram  18.689 chamadas atendidas e o número de regulações de Ressonância Magnética realizadas chegou a 7.151 guias autorizadas.

Atualização da rede credenciada

Foi realizada atualização da rede credenciada para todos os municípios do Piauí. A atualização engloba o corpo clínico, assim como as clínicas credenciadas. Esta ação é executada a cada seis meses para que tenhamos uma rede credenciada o mais atualizada possível.

Biometria

A implantação da biometria, tanto para usuários como prestadores, é outra medida que agiliza o atendimento, além de garantir mais segurança e clareza aos procedimentos realizados. Atualmente, o Iaspi está cuidando da mudança da biométrica digital para a biometria facial, modernizando cada vez mais o sistema, sempre em processo de mudança para acompanhar as novas tecnologias.

Sistema eletrônico

O agendamento de consultas e exames é feito diretamente na rede credenciada, sem a necessidade do usuário se deslocar ao Iaspi, e a maior parte dos exames é disponibilizada após a sua solicitação durante a consulta médica no próprio sistema do Iaspi. A exceção são exames de alto custo, como ressonâncias, que também já estão sendo auditadas de forma eletrônica, não sendo necessário que o usuário venha ao Instituto para sua liberação.

 

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