Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino terão apoio de uma assistente de correção virtual por inteligência artificial nas atividades da ferramenta TarefaSP, destinada às lições de casa.
O projeto piloto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) visa ampliar o acesso dos estudantes à resolução de questões dissertativas e apoiar os professores na correção desse tipo de exercício.
A correção de questões discursivas deve ser aplicada a 5% dos exercícios disponíveis no TarefaSP e voltados, neste momento, a alguns componentes curriculares específicos: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Química, Física, Geografia e História. Na aplicação, estudantes têm acesso a questões que exigem respostas ou objetivas ou dissertativas. As respostas dos estudantes na TarefaSP não valem nota.
Vantagens para o professor
O projeto piloto serve ainda para otimizar o trabalho do professor. “Com o assistente de correção por IA, conseguimos ampliar o número de questões dissertativas na TarefaSP sem onerar os professores com as correções. A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta o esforço deles, e prioriza o tempo dos professores na parte mais importante, que é para ensinar e não somente corrigir as tarefas”, avisa o secretário da Educação, Renato Feder.
A TarefaSP é uma ferramenta da Seduc-SP destinada à lição de casa para cerca de 2,5 milhões de estudantes matriculados do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A aplicação foi implantada pela pasta em 2023.
As questões propostas na ferramenta TarefaSP são disponibilizadas de acordo com o conteúdo lecionado pelo professor em sala de aula. No caso das questões dissertativas, quando o estudante finalizar uma tarefa específica, a resposta entra em uma fila de processamento e o assistente de correção por IA compara a resposta do estudante com a resolução esperada, elaborada pelo time de especialistas da Seduc-SP. Em seguida, sugere se a questão foi respondida de forma correta, parcialmente correta ou incorreta e uma breve explicação.
O estudante pode avaliar o comentário que recebeu do assistente de correção. Todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários, assim como já acontece com as respostas às questões objetivas.