sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaIA servirá de guia turístico em novo recurso

IA servirá de guia turístico em novo recurso

O Google começou a testar um novo recurso em seu aplicativo de pesquisa e visualização de mapas, o Google Maps. Trata-se de uma espécie de guia turístico, que contará com inteligência artificial para sugerir recomendações personalizadas aos usuários. O recurso está sendo testado nos Estados Unidos e com membros do programa ‘Local Guides‘.

O ‘guia turístico’ usará inteligência artificial regenerativa para sugerir recomendações personalizadas. Por exemplo, o usuário procura por um “bar com bons petiscos e música ao vivo” e o Maps dá as melhores opções disponíveis no raio de procura desejado. Ainda não há uma previsão para a chegada do recurso em outros países e no Brasil.

O Google disse que o sistema vai funcionar, tanto para necessidades nichadas, como mais amplas. Bastará ser direto e didático com o aplicativo sobre o que você está procurando. Atualmente, há mais de 250 milhões de locais cadastrados no Maps e mais de 300 milhões de colaboradores que fazem sugestões para a comunidade.

A seguir, o exemplo dado pelo Google para o novo recurso:

Vamos supor que você está visitando San Francisco e deseja planejar algumas horas de compras em brechós em busca de achados vintage únicos. Basta perguntar ao Maps o que você está procurando, como ‘lugares com uma atmosfera vintage em San Francisco’. Os modelos de IA analisarão as informações detalhadas do Maps sobre empresas e locais próximos, juntamente com fotos, classificações e avaliações da comunidade do Maps, para fornecer sugestões confiáveis.

A nova ferramenta chega ao mercado em um momento em que o Google vai, cada vez mais, investindo em inteligência artificial para ser a principal referência mundial na área. A empresa, recentemente, atualizou Bard, lançou o Gemini e o VideoPoet. Com o novo recurso no Maps, o objetivo é claro: transformar o app em um serviço de recomendações, para descobrir lugares, além de apenas indicar direções.

Google data center
Imagem: Shutterstock/Marieke Kramer

A ferramenta também se destaca por sua capacidade de lembrar de suas preferências, uma vez que é uma IA generativa que incorpora seu histórico de buscas ao sugerir locais. Na prática, isso implica que, ao procurar por “restaurante bom”, é provável que receba sugestões de estabelecimentos que ofereçam as comidas que você mais gosta.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui