O McDonald’s anunciou na última quarta-feira (6) uma parceria com o Google para integrar IA gerativa em seus restaurantes. A ideia é fornecer soluções rápidas para dúvidas comuns da equipe do McDonald’s.
De acordo com a Bloomberg, a iniciativa de IA, batizada “Ask Pickles”, será extensivamente treinada pelo Google usando diversas fontes, como manuais de instruções e dados obtidos diretamente dos equipamentos dos restaurantes do McDonald’s.
Apesar de poucos detalhes sobre a aplicação exata da IA nas operações do McDonald’s, a empresa também anunciou atualizações no hardware e no software dos seus sistemas.
Assim como a IA generativa, esses upgrades serão feitos pelo McDonald’s usando o Google Cloud, aumentando, portanto, seus recursos de computação em nuvem.
IA vai substituir humanos no McDonald’s?
Com a novidade, o McDonald’s vai incorporar ainda mais as capacidades de processamento de dados e IA gerativa do Google em suas lanchonetes. Com isso, o McDonald’s destaca a crescente importância das soluções digitais na sua estratégia.
Atualmente, plataformas digitais, como o aplicativo móvel do McDonald’s, terminais de autoatendimento e delivery, contribuem significativamente para o lucro da empresa.
Contudo, Brian Rice, Diretor Global de Informações do McDonald’s, afirma que a empresa ainda não aproveita “todo o potencial da tecnologia”. Por isso, a parceria com o Google permitirá que o McDonald’s dê um boost em suas finanças através do uso de IA e computação em nuvem.
Aliás, O McDonald’s vem explorando a IA para aprimorar seus processos de negócios há alguns anos. Em 2019, a franquia de fast food adquiriu a Dynamic Yield, empresa israelense de tecnologia, por US$ 300 milhões, para aprimorar a personalização para os usuários usando algoritmos.
No ano passado, o McDonald’s inaugurou seu primeiro restaurante totalmente automatizado, no Texas, para desenvolver métodos eficientes de serviço com intervenção humana mínima. Os pedidos são feitos por meio de aplicativos ou terminais de autoatendimento, e as refeições são entregues aos clientes por meio de um sistema automatizado.
No entanto, ao anunciar a parceria com o Google, o McDonald’s evitou abordar o assunto da IA substituindo humanos. A empresa afirmou, apenas, que o sistema deve “reduzir a complexidade” e “vai impulsionar novas e empolgantes experiência aos funcionários e clientes”.
[produto_amazon#]