sexta-feira, setembro 27, 2024
InícioCiência e tecnologiaIA deixa respostas automáticas menos robóticas e genéricas

IA deixa respostas automáticas menos robóticas e genéricas

O Google lançou uma atualização para o aplicativo do Gmail para Android e iOS cujo objetivo é deixar respostas automáticas menos robóticas e genéricas. O update faz parte da estratégia da big tech em tornar o Gemini, seu modelo de inteligência artificial (IA), uma peça central do Workspace (antigo G Suite), do qual o Gmail faz parte (mais sobre isso no final desta nota).

A novidade acrescenta a capacidade de entender contexto à funcionalidade “resposta inteligente” do Gmail, lançada em 2017. Em suma, esse recurso sugere respostas a e-mails. E agora “vai oferecer respostas mais detalhadas para capturar totalmente a intenção da sua mensagem”, considerando o conteúdo da conversa por e-mail (leia-se: contexto), segundo o Google.

  • Traduzindo e simplificando: o Gmail vai usar o Gemini para considerar o contexto da conversa antes de sugerir respostas. E as respostas sugeridas serão mais completas e menos genéricas, segundo o Google.

‘Resposta inteligente’ do Gmail fica (em tese) mais inteligente com Gemini

Os usuários podem visualizar o texto de cada uma das respostas inteligentes sugeridas e selecionar a opção que melhor se adapta às suas necessidades ou estilo de escrita. As respostas sugeridas podem ser editadas ou enviadas imediatamente.

Montagem com capturas de tela de respostas sugeridas pelo Gmail usando IA
Gemini vai “ler” conversas por e-mail antes de sugerir respostas para elas no aplicativo do Gmail (Imagem: Reprodução/Google)

A ideia é que isso economize tempo e melhore a variedade de respostas automatizadas disponíveis, que costumam ser robóticas e/ou genéricas. O recurso atualizado até coloca saudação e despedida na sugestão de resposta.

No entanto, existem duas ressalvas sobre o novo recurso presente na atualização do Gmail:

  1. Chega apenas para assinantes do Gemini (planos Business, Enterprise, Education, Education Premium e Google One AI Premium);
  2. A princípio, está disponível apenas em inglês, como costuma acontecer com qualquer recurso lançado por big tech que envolva IA generativa e texto.

Gemini vai fazer parte do ‘Office do Google’ (para quem paga)

O Google anunciou que o Gemini vai fazer parte do seu “pacote Office”. Isso significa que a inteligência artificial da empresa vai estar entre os serviços oferecidos pelos planos do Workspace, como Gmail, Drive e Docs.

Celular com Gemini com logotipo do Google no fundo
Google quer que Gemini se torne peça central do Workspace (Imagem: Poetra.RH/Shutterstock)

Detalhe importante: esta novidade vale apenas para pessoas e empresas que pagam para usar serviços do Workspace. Até então, era preciso comprar à parte um complemento do Gemini para usar sua versão mais avançada junto ao antigo G Suite. 

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui