sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaHyundai faz mega recall de Ioniq e Genesis

Hyundai faz mega recall de Ioniq e Genesis

A Hyundai está convocando mais de 145 mil veículos elétricos (EVs) Ioniq e Genesis por problemas de carregamento da bateria de 12 V, o que pode fazer com que os carros percam potência e aumente o risco de colisão.

EV Ioniq (Imagem: Divulgação/Hyundai)

A Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos alega que a causa do defeito dos EVs da Hyundai é a Unidade de Controle de Carregamento Integrado (ICCU, na sigla em inglês), que pode ser danificada por conta de falha elétrica interna.

Caso haja falha da ICCU, o painel do carro traz uma série de avisos para o motorista e o veículo ativa um modo de direção “à prova de falhas”. Esse modo reduz, lentamente, a potência de tração durante 20 a 40 minutos.

Como a Hyundai vai proceder para realizar o recall dos EVs afetados

Genesis G90 da Hyundai 2023
Hyundai Genesis G90 é um dos poucos modelos que não está na lista de recall (Imagem: Divulgação/Hyundai)

Sul-coreana é “reincidente”

Não é a primeira vez que EVs da Hyundai sofrem recall generalizado. Em 2021, mais de 80 mil Kona foram recolhidos por risco de incêndio associado a defeito na bateria da LG após relatos de uma dúzia de incêndios na peça.

Outros EVs já passaram por recalls semelhantes relacionados à perda de potência, como Porsche Taycan, Lucid Air, Ford Mustang Mach-E e o extinto Fisker Ocean, relembra o The Verge.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui