A Hyundai Motor e a Kia Motors, fabricantes sul-coreanas de veículos, anunciaram no domingo (28) que fecharam um acordo com a Baidu, principal motor de busca da China, para o desenvolvimento de tecnologias para carros conectados. As empresas se juntam a Nissan, que também firmou um acordo com a chinesa para o avanço da inteligência artificial (IA) no mercado de veículos elétricos.
O que você precisa saber:
- Um carro conectado é um veículo capaz de otimizar a sua comunicação, operação e manutenção via sensores internos e conectividade com pessoas, serviços e automóveis;
- Entre as maiores tendências dos carros conectados estão o Wi-Fi veicular, diagnóstico do veículo e recursos de segurança;
- Desde 2022, com o boom do ChatGPT, uma nova tendência entrou para a lista: a IA;
- Os acordos com a Baidu chegam em um momento em que diversas montadoras estrangeiras enfrentam à chegada de fortes concorrentes locais na China, como a BYD;
- Não apenas a Nissan, a Toyota, uma das maiores fabricantes de carros do mundo, se rendeu a um acordo com uma companhia chinesa, a Tencent — gigante no ramo dos jogos e redes sociais que tem se destacado no avanço da IA no país.
Leia mais!
Mundialmente falando, a Hyundai e a Kia ocupam o top 5 das maiores vendedoras de veículos. Segundo dados de 2023, a Toyota e a Volkswagen ainda seguem na longa disputa pela liderança. Contudo, a escalada do mercado de elétricos somado ao avanço da IA tem preocupado as tradicionais montadoras — principalmente porque a China passou a aplicar, com a guerra comercial contra os EUA, uma estratégia agressiva em diversos setores, desde elétricos, a chips e celulares, avançando no mercado de tecnologia em geral.
Pensando na ascensão da BYD, por exemplo, Toyota e Nissan fecharam acordos com a Tencent e Baidu, respectivamente.
O plano da Toyota é incluir a tecnologia de IA da Tencent em um novo veículo fabricado na China e que estará à venda ainda este ano. Já a Nissan quer aplicar a IA generativa da Baidu em sua plataforma para estudos de viabilidade do desenvolvimento tecnológico futuro. O foco da montadora é realizar mais pesquisas para carros inteligentes.
As parcerias mostram o quão competitiva a China se tornou não apenas para o mercado de smartphones, mas para os fabricantes de automóveis, mesmo para gigantes mundiais como a Toyota ou líderes em elétricos como a Tesla — negócio de Elon Musk também enfrenta queda nas vendas e disputa acirrada no território.