No mês dos 100 dias da nova gestão do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) é marcado pelo aumento de procedimentos em várias áreas da assistência. Somente neste mês de março, o número de atendimento registrado foi de 4.597 contra 4.055 em fevereiro de 2025. Nos três primeiros meses de 2025 o total de atendimentos no HUT foi de 13.025.
O número de cirurgias realizadas nos primeiros meses de 2025 foi 19% a mais que igual período em 2024 (3.709). Somente em março foram realizadas, em média, 50 cirurgias por dia no HUT e 4.466 no trimestre. O aumento é considerado significativo porque representa mais pessoas atendidas e mais vidas salvas, diz Aranucha Brito, diretora geral do HUT
Segundo dados estatísticos do HUT, os procedimentos otorrinolaringológicos, oftalmológicos e endoscópicos também tiveram aumento em março. No caso da oftalmologia, os procedimentos foram crescentes de janeiro a março.
Rogério Medeiros, diretor técnico do HUT, fala que o aumento no número de atendimento na unidade hospitalar é fruto do esforço de todos os colaboradores que estão empenhados ao chamado da nova gestão. “Agora, em março, implantamos um novo processo de trabalho, chamado de Bate Mapa, que é uma reunião estratégica realizada, diariamente, com todos os setores envolvidos com as cirurgias”, explica Medeiros.
“Na reunião do Bate Mapa são alinhadas as informações sobre o mapa cirúrgico do dia seguinte, onde cada atividade planejada é checada e confirmada todas as etapas. A partir das confirmações, o mapa cirúrgico do dia seguinte é fechado. Estamos otimizando tempo e trabalho das equipes”, diz Sulen Silva, gerente de enfermagem do HUT.
O aumento dos serviços realizados pelo HUT também teve reflexo no setor de exames laboratoriais e de imagens. No primeiro trimestre deste ano, os exames de laboratório atingiram a marca de 114.471 exames, sendo 43.734 somente em março. Um aumento de quase nove mil exames em comparação a fevereiro de 2025.
Com relação aos exames de imagens (tomografia, ultrassonografia, raio X e biópsia), o HUT realizou nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano 36.954 exames. Em março foram realizados 13.941 exames superando os meses de janeiro e fevereiro de 2025.
Para a diretora geral do HUT, Aranucha Brito, o aumento do número de atendimentos ao longo dos meses tem sido o foco da nova gestão na busca em oferecer mais assistência e de melhor qualidade para a população assistida pelo SUS. “Nos três primeiros meses deste ano implantamos novos protocolos de atendimentos com avaliações diárias sempre buscando melhorar a assistência”, diz Aranucha.