quinta-feira, maio 1, 2025
InícioDestaqueHugo Motta não se compromete a instalar CPI do INSS

Hugo Motta não se compromete a instalar CPI do INSS

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não se comprometeu a instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com o site Metrópoles, o político afirmou, na reunião de líderes desta quarta-feira, 30, que já havia outros 12 pedidos de comissões parlamentares protocolados para analisar.

Atualmente, não há nenhuma CPI em andamento na Câmara. O regimento interno da Casa permite até cinco comissões simultâneas. As cinco primeiras da fila têm prioridade.

O requerimento mais antigo é o da CPI do Abuso de Autoridade, apresentado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) em novembro de 2022.

Hugo Motta pode autorizar a instalação ou devolver pedido

O pedido da CPI do INSS partiu do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que afirma já ter reunido assinaturas suficientes para protocolar a proposta. Hugo Motta pode autorizar a instalação ou devolver o pedido, caso falte algum requisito, como um fato determinado para investigação.

Deputado Coronel Chrisóstomo
Deputado Coronel Chrisóstomo, autor do pedido da CPI do INSS | FOto: Divulgação/ Câmara dos Deputados

A oposição também colhe apoios para uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, composta por deputados e senadores.

A pressão pela CPI aumentou depois que a Polícia Federal (PF) revelou fraudes em benefícios pagos a aposentados e pensionistas do INSS. Segundo a PF, 11 associações cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades indevidas. O prejuízo estimado é de R$ 6,3 bilhões de 2019 a 2024.

A operação resultou no afastamento de servidores e na prisão de seis suspeitos ligados às entidades. O então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi demitido na semana passada.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui