segunda-feira, novembro 18, 2024
InícioCiência e tecnologiaHubble registra galáxia espiral cheia de explosões estelares; veja

Hubble registra galáxia espiral cheia de explosões estelares; veja

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA), fez um registro impressionante relativamente próximo de nós: uma galáxia espiral formada por regiões de explosão estelar chamativas.

Chamada NGC 5248, ele é altamente visível por astrônomos e tem características incomuns em relação a outras galáxias famosas.

Representação artística do Telescópio Espacial Hubble no espaço (Imagem: Dima Zel/Shutterstock)

Galáxia espiral encontrada pelo Hubble fica próxima de nós

De acordo com a NASA, a galáxia está relativamente próxima de nós, tornando as regiões de explosão estelares altamente visíveis para astrônomos profissionais e amadores. Vale lembrar que, quando pensamos na distância do espaço, a proximidade não é como estamos acostumados: a NGC 5248 fica a “apenas” 42 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Boötes.

O registro do Hubble mostra a galáxia na espiral, com “braços” que se estendem desde dentro do núcleo até a parte externa, para fora do disco. Segundo a agência, ela também tem uma estrutura de barra no centro, entre as extremidades dos braços espirais – uma cena que não fica tão visível na imagem obtida pelo Hubble.

A NASA também destacou que características como essas não são tão óbvias nas galáxias do catálogo Caldwell, que contém objetos celestes interessantes previamente catalogados pelo astrônomo Chales Messier e que podem ser observados por outros profissionais da área. Nesse caso, a NGC 5248 quebra a simetria rotacional das galáxias, o que influencia em como a matéria se move através dela e, consequentemente, em como ela evolui ao longo do tempo.

NGC 5248 não é a primeira galáxia espiral capturada pelo Hubble. Na imagem, vemos a NGC 4654 (Imagem: Telescópio Espacial Hubble da NASA, ESA, e J. Lee)

Galáxia é formada por explosões estelares

  • A galáxia registrada pelo Hubble tem fluxos de gás que alimentam um possível núcleo ativo e propiciam explosões estelares. Segundo a NASA, a NGC 5248 tem muitas “regiões de explosão estelar” espalhadas por seu disco, formada principalmente por estrelas jovens;
  • Inclusive, ela tem duas regiões de explosão estelar em forma de anel, muito ativas e que ficam ao redor do núcleo;
  • Ainda, há um segundo anel dentro do primeiro, mostrando o quão forte são os fluxos de matéria e energia por lá;
  • Em relação à aparência fascinante da galáxia, ela não passou despercebida: a NGC 5248 também é chamada de “grande design”, justamente por sua composição em espiral.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui