Em 2024, o Hospital da Polícia Militar do Piauí (HPM-PI) realizou 4.688 cirurgias eletivas, mais que o dobro registrado em anos anteriores. Esse crescimento é resultado dos expressivos investimentos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com foco na modernização da estrutura e na ampliação dos serviços disponibilizados.
Os procedimentos abrangeram diversas especialidades, com destaque para a Ortopedia, que representou 45,1% do total, com 2.114 cirurgias realizadas. Em seguida, vêm as áreas de Dermatologia (848, 18,1%), Cirurgia Geral (837, 17,9%) e Ginecologia (436, 9,3%). As demais especialidades, como Urologia (178, 3,8%), Pequenas Cirurgias (110, 2,3%), Odontologia (102, 2,2%), Vascular (46, 1,0%), Proctologia (10, 0,2%) e Plástica (7, 0,1%), também contribuíram para o resultado, consolidando o HPM-PI como uma referência em saúde no estado.
Samuel Martins, coordenador do Programa Linha de Cuidado ao Trauma do Piauí, ressaltou a importância das cirurgias ortopédicas no total de atendimentos realizados. “A Ortopedia se destacou em 2024 no HPM, pois atende a uma demanda crescente da população, especialmente em casos de trauma e reabilitação. Esse volume expressivo de cirurgias só foi possível graças ao esforço conjunto das equipes de saúde e aos investimentos em infraestrutura e capacitação”, destacou.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, comemorou os números totais. “A realização de 4.688 cirurgias em um único ano é um reflexo do compromisso da Sesapi em garantir acesso à saúde de qualidade. O HPM tem se consolidado como um pilar essencial no atendimento à população, com crescente expansão na resolução de casos mais complexos nas diversas áreas e contando com recursos mais tecnológicos. Nosso objetivo é seguir ampliando a capacidade e eficiência do sistema”, conclui.