Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) divulgou, nesta quinta-feira (28), um novo boletim médico sobre a triatleta Luísa Baptista. Segundo o HCFMUSP, há uma evolução positiva no quadro clínico e não há novas complicações, mas a atleta segue na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
“A triatleta Luísa Baptista apresentou uma evolução positiva em seu quadro clínico, está melhor da parte respiratória e hemodinâmica, sem novas complicações, e está em processo de desmame da ventilação mecânica”, diz comunicado compartilhado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Nessa quarta-feira (27), a atleta já havia retirado a oxigenação por membrana extracorpórea (ECMO).
A triatleta foi atropelada no último sábado sábado (23), enquanto treinava de bicicleta em uma estrada de São Carlos, no interior paulista. Segundo a Polícia Civil, o piloto não tinha habilitação e a ocorrência foi registrada como lesão corporal culposa, quando não há intenção de causar lesão.
Luísa foi levada à Santa Casa de São Carlos com múltiplas lesões. Segundo o hospital, ela apresentava lesões no pulmão direito, fraturas de diversos arcos costais e perna direita. Os médicos do COB acompanham o tratamento do atleta.