sábado, outubro 5, 2024
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hóspedes devolvem apartamento do Airbnb com comida estragada e lixo espalhado

A empresária Anaíle Santos, de 27 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo mostrando o estado em que seu apartamento, alugado pelo Airbnb, foi deixado por hóspedes na última segunda-feira, 27.

O imóvel, localizado no Brás, em São Paulo, estava com comida estragada e lixo espalhado por todos os cômodos. O vídeo acumulou mais de 1 milhão de visualizações nas redes sociais.

Os hóspedes, quatro homens entre 20 e 25 anos, haviam informado que estariam na cidade para uma feira e se descreveram como “tranquilos”. Eles entraram no apartamento na quinta-feira 23 e saíram na segunda-feira à noite.

Nas imagens, é possível ver pratos com restos de comida na mesa da sala, sacolas de lixo espalhadas, garrafas vazias no chão, restos de comida na pia da cozinha e até uma toalha jogada no fogão.

Anaíle contou ao site g1 que ficou paralisada ao ver a situação. Ela visitou o apartamento um dia depois que os hóspedes saíram, na terça-feira 28.

“Quando cheguei, não sei explicar a sensação que tive”, contou Anaíle. “Fiquei paralisada olhando e assimilando tudo. Fiquei em choque. Estava um cheiro forte de comida azeda que senti antes mesmo de entrar. Achei que alguém tinha vazado lixo no corredor, mas quando entrei tive a certeza de que era lá. Conforme fui entrando e vendo a situação, fui ficando cada vez mais chocada e com mais raiva.”

Além disso, o vídeo mostra restos de comida no banheiro, móveis revirados nos quartos, um edredom sujo com tinta branca e embalagens de preservativo jogadas no chão. Anaíle, que aluga apartamentos pelo Airbnb há dois anos, disse que o imóvel em questão foi reformado no fim do ano passado e colocado para alugar em janeiro deste ano.

A empresária relatou que já havia tido problemas com os hóspedes antes mesmo da estadia. Eles teriam sido grosseiros com a proprietária do imóvel.

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“Já desconfiava que ia dar errado, mas não por serem jovens”, explicou Anaíle. “Já hospedamos outros jovens e muitas vezes deixaram o apartamento super tranquilo. Desconfiava porque pedimos documentos para entrar no condomínio e não queriam enviar por nada. E quando mandei as informações do check-in, ele foi grosseiro comigo e imaginei que daria dor de cabeça.”

Anaíle explicou que decidiu compartilhar o ocorrido em suas redes sociais sem imaginar a repercussão que teria.

“Nesse apartamento não tinha acontecido ainda”, contou Anaíle. “No outro apartamento já tinha acontecido duas vezes problemas com hóspedes, nessa mesma magnitude, mas dessa vez decidi compartilhar nas redes sociais e não esperava tanta repercussão. Postei sem pretensão nenhuma. Estava postando alguns vídeos sobre quem tem apartamento no Airbnb, mas não imaginava que ia render tantas visualizações.”

Segundo Anaíle, o Airbnb entrou em contato antes mesmo de ela solicitar a taxa de limpeza extra. Por causa da faxina necessária, ela bloqueou dois dias da agenda para aluguel.

“Quando o hóspede sai, algumas horas depois, o Airbnb disponibiliza a avaliação do hóspede”, explicou Anaíle. “Aí já avaliei informando o que tinha acontecido, do lixo em excesso, da comunicação difícil, então já tinha passado para o Airbnb. Nesses casos, para pedir a taxa de limpeza extra, preciso abrir uma solicitação em uma aba que solicita reembolso.”

Ela acrescenta que, em outros casos, já solicitou o valor extra e o hóspede pagou. “Se o hóspede se recusar, o Airbnb intermedeia a situação e acaba até se responsabilizando”, ressaltou Anaíle ao g1.

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Anaíle também mencionou que já teve problemas anteriores, incluindo uma multa do condomínio por mau comportamento de hóspedes. Ela precisou cobrar o hóspede pela plataforma.

“Em um caso recente, os hóspedes tomaram uma multa por mau comportamento”, contou Anaíle. “Eles chegaram embriagados, ficaram gritando no térreo, discutiram com o porteiro e roubaram bebidas alcoólicas no mercadinho e isso me gerou multa. Aí repassei pro Airbnb o valor da multa, e-mail do condomínio, e o hóspede deve pagar.”

Apesar dos desafios, Anaíle não pensa em desistir de investir em aluguel de temporada. “Principal fonte de renda é no comércio com o meu marido”, afirmou a empresária. “Decidimos investir em apartamentos e pretendo continuar. Desistir ou deixar de alugar não é uma opção. Tive muitos hóspedes bons, que fiz amizade até. São poucas as situações que acontecem, mas quando acontecem é dessa magnitude. Mas, desistir, não. Pretendo até investir mais.”

Ela conclui destacando que, em qualquer setor, é necessário lidar com pessoas mal-educadas. Mas considera uma boa fonte de renda.

“Em qualquer lugar, segmento, você vai ter de lidar com pessoas despreparadas, sem educação, sem respeito ao próximo, que não valorizam o trabalho dos outros”, explicou Anaíle. “Se você tem a pretensão em investir nisso, vai. Vale a pena mais do que aluguel de apartamento convencional. O trabalho é maior, mas para mim trouxe mais benefícios do que malefícios.”



Via Revista Oeste

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