domingo, novembro 24, 2024
InícioPolíticaHorário de votação nas eleições terá Brasília como padrão

Horário de votação nas eleições terá Brasília como padrão

De forma inédita nas eleições municipais, o horário de Brasília será adotado como padrão para a votação em todo o Brasil. Isso significa que as urnas vão fechar simultaneamente em todo o território nacional.

No primeiro turno, que ocorre neste domingo, 6, a votação acontece das 8 horas às 17 horas no horário de Brasília. O segundo turno, onde houver, será no domingo 27, também das 8 horas às 17 horas, conforme o mesmo horário.

Diferenças de fuso horário da votação nestas eleições

Eleitores não podem ser presos cinco dias antes da votação | Foto: Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Algumas localidades, no entanto, adotam o fuso do Acre e começam a votar às 6 horas | Foto: Antonio Machado/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Devido às diferenças de fuso horário, Estados como Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso iniciam a votação uma hora antes, às 7 horas. Grande parte do Amazonas também segue esse horário.

Algumas localidades, no entanto, adotam o fuso do Acre e começam a votar às 6 horas. Já em Fernando de Noronha, a votação começa uma hora depois, às 9 horas.

Saiba o que é permitido e proibido no dia da eleição

Os eleitores devem ficar atentos às regras sobre as condutas permitidas e proibidas no dia da eleição. Neste domingo, 6, ocorre o primeiro turno das eleições municipais de 2024. No pleito, os eleitores deverão escolher os prefeitos e vereadores de suas cidades.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado pode se manifestar a individualmente e de forma silenciosa em relação ao seu partido e candidato, neste domingo. O eleitor pode realizar a demonstração exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas.

No entanto, até o término da votação, não pode haver aglomeração de pessoas com camisas e outros adereços padronizados. A Lei Eleitoral também não permite a manifestação coletiva ou aliciamento de eleitores. A prática pode caracterizar boca de urna, crime punido com detenção e multa.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui