sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaHonda prepara carro híbrido de elétrico com hidrogênio

Honda prepara carro híbrido de elétrico com hidrogênio

A japonesa Honda prepara para o ano que vem o lançamento do que a montadora está chamando de “o primeiro veículo de célula de combustível de hidrogênio plug-in de produção da América”.

A frase define bem o que será o novo CR-V, mas, traduzindo, a empresa criou um carro híbrido de elétrico com motor movido a hidrogênio. A ideia é que o veículo possa usar a bateria nas distâncias curtas (ou na cidade). E a gasolina para distâncias longas, como viagens.

Leia mais

O CR-V e:FCEV (FCEV significa veículo elétrico com célula de combustível) é um SUV compacto que pode fazer até 46 km com a bateria e 434 km utilizando o tanque de hidrogênio.

O Honda CR-V e:FCEV virá em apenas um acabamento, o modelo Touring, com painel de instrumentos de 10,2 polegadas, tela sensível ao toque central de nove polegadas, Apple CarPlay e Android Auto sem fio, carregamento de telefone sem fio, áudio Bose de 12 alto-falantes e uma série de outros recursos padrão.

O veículo estará disponível para aluguel na Califórnia no final deste ano e será vendido nos EUA a partir do ano que vem. Ainda não há informações sobre o preço.

O mercado do hidrogênio

  • Poucas marcas apostam hoje nesse tipo de combustível, que, apesar de ser emissão zero também, foi deixado para trás pelos carros elétricos, movidos a bateria.
  • As células a combustível de hidrogênio usam hidrogênio comprimido como combustível, liberando vapor d’água como única emissão.
  • Vários fabricantes de automóveis aproveitaram recentemente a tecnologia para o desenvolvimento de veículos pesados ​​e geradores de energia móveis, mas não para carros de passeio.
  • A Honda foi uma das únicas empresas a vender um carro movido a hidrogênio: o Clarity, que já saiu de linha até.
  • O problema principal é a falta de uma infraestrutura de reabastecimento – pior até do que em relação aos elétricos.
  • O novo CR-V será alugado primeiro na Califórnia, certo? Lá, existem apenas 55 estações de hidrogênio, de acordo com a Hydrogen Fuel Cell Partnership.
  • Para ajudar, o FCEV virá de fábrica com o chamado HondaLink, um aplicativo conectado da empresa que inclui informações sobre postos de abastecimento de hidrogênio.

O futuro dos combustíveis

Como disse, as grandes marcas estão dando preferência aos elétricos. Mas um novo elemento pode virar o jogo para o hidrogênio.

Um relatório inédito e não publicado do Serviço Geológico dos Estados Unidos revelou a presença abundante de hidrogênio natural subterrâneo, capaz de suprir todas as demandas projetadas para os próximos séculos.

Este documento identifica o hidrogênio verde como o próximo recurso primário dominante no mundo, algo como o novo petróleo, e pode dar início uma corrida para a extração.

Você pode ler mais informações sobre esse assunto neste outro texto do Olhar Digital.

Sobre o CR-V e:FCEV, ele é, de fato, interessante. E uma alternativa viável do ponto de vista ecológico. Ele, no entanto, não deve vingar, pelo menos nesse primeiro momento. Os primeiros donos sofrerão para reabastecer, seja com hidrogênio, seja recarregando a bateria.

Talvez daqui uns anos a Honda seja considerada uma pioneira. Hoje, no entanto, o carro parece fadado ao insucesso.

As informações são do The Verge.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui