O finlandês Lauri Untamo, de 49 anos, não resistiu à curiosidade. Ele estava de férias na Lapônia, região na Finlândia onde uma onda de frio bate recorde, quando resolveu tentar algo que viu no YouTube. Ele ferveu água, saiu e a jogou sobre sua cabeça. Para ele, o resultado foi favorável.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Untamo contou à agência de notícias Reuters que isso o intrigava há muito tempo. O passo a passo foi simples: bastou ferver a água dentro da cabana, levá-la para fora e jogá-la sobre sua cabeça, no formato de um arco.
O resultado foi instantâneo: ao jogar a água para cima, ela imediatamente se transformou numa nuvem de poeira gelada e se dissipou.
Não brinque com água quente!
O brincadeira não acabou em tragédia porque Untamo o realizou sob temperaturas extremas. Confira abaixo os principais detalhes sobre experimento realizado pelo finlandês:
- Lauri Untamo aproveitou o dia de Ano Novo, no qual a temperatura na Finlândia caiu para -30ºC;
- O finlandês acrescentou que, nos vídeos que viu no YouTube, a recomendação era realizar o experimentos apenas de 30 graus Celsius negativos para baixo;
- Nesta semana, a Finlândia passa por suas temperaturas mais baixas em 25 anos, chegando a -44,3º Celsius em Enontekio, ao norte do país.
Vale lembrar de outro desafio perigosíssimo que rodou pela internet em 2017. Ele consistia em beber água fervendo em canudos ou jogá-la sobre alguém desprevenido. Assim como o experimento realizado na Finlândia, as técnicas podem resultar em queimaduras graves e até morte.