Um homem subiu no altar e danificou seis candelabros produzidos nos anos 1800 na Basílica de São Pedro, no Vaticano, nesta sexta-feira, 7. Os itens são avaliados em aproximadamente 30 mil euros (quase R$ 180 mil).
De acordo com a Gendarmaria vaticana, o indivíduo, um cidadão de origem romena, entrou no templo religioso e jogou os artefatos que estavam no altar central da confissão no chão.
“Uma pessoa com deficiência mental grave foi detida pela Gendarmaria do Vaticano e entregue às autoridades italianas”, afirmou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
As imagens do romeno derrubando os candelabros viralizaram nas redes sociais. Depois de ter sido interrogado pelas forças de ordem, o homem foi denunciado por danos à Basília de São Pedro.
Um homem subiu no altar e danificou seis candelabros feitos nos anos 1800 na Basílica de São Pedro, no Vaticano, na sexta-feira 7. Os itens são avaliados em aproximadamente 30 mil euros (quase R$ 180 mil) pic.twitter.com/nk3HJYGi2A
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 9, 2025
Essa não foi a primeira vez que o altar central da basílica virou notícia. Em 2023, um homem subiu no local e ficou completamente nu, em protesto contra a guerra na Ucrânia.
Incidente no Vaticano acontece em meio ao jubileu da Igreja Católica
O incidente com candelabros ocorre em meio ao ano do jubileu da Igreja Católica. Até o fim de 2025, são esperados 32 milhões de peregrinos em Roma. A basílica tem se preparado para o fluxo alto de visitantes.
A Vaticano colocou um novo vidro protetor em frente à escultura Pietá de Michelangelo, que foi atacada com um martelo durante um incidente semelhante em 2019.