sábado, novembro 23, 2024
InícioPolíticaHoje defensora de Alexandre de Moraes, Gleisi Hoffmann já acusou ministro de...

Hoje defensora de Alexandre de Moraes, Gleisi Hoffmann já acusou ministro de perseguir opositores

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, se posicionou em defesa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que o magistrado passou a ser interpelado pelo dono do Twitter/X, Elon Musk. Em publicação nas redes sociais, em 7 de abril, a petista afirmou que as postagens do empresário sul-africano ameaçam o Estado Democrático de Direito.

A relação de Gleisi Hoffmann e Alexandre de Moraes, no entanto, nem sempre foi amigável. Enquanto senadora, a presidente do PT acusou o magistrado de “perseguir movimentos da oposição”. Em 2017, também disse que a indicação do ministro para o Supremo preocupava a democracia. Na ocasião, disse que o ministro não teria isenção para julgar casos que envolvem o PT no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Não me sinto constrangido e não acho que é o caso de declarar previamente impedimento, suspeição, em nenhum caso”, respondeu Alexandre de Moraes, na época. “No momento em que, se vossas excelências me aprovarem, eu for ministro do Supremo Tribunal Federal, analisarei com base no Código de Processo Civil e no Código de Processo Penal.”

Gleisi Hoffmann ainda disse que a sigla estava preocupada com uma possível partidarização no Supremo, caso Alexandre de Moraes fosse aprovado para o cargo.

“Temos muita preocupação em relação à postura dele [Alexandre de Moraes] no Supremo, até porque, o que observamos dele na ocupação de cargos que teve, foi uma utilização partidária”, acusou a petista. “Isso nos preocupa bastante. Não precisamos de um Supremo mais partidarizado ainda.”

Anos depois, Gleisi Hoffmann sai em defesa do ministro Alexandre de Moraes

Agora, a petista saiu em defesa do magistrado. “Patético é o menor dos adjetivos para descrever a resposta de Elon Musk ao ministro Alexandre de Moraes, inflamando a extrema direita ao insinuar que há censura no Brasil, ao mesmo tempo que sua rede permite discursos de ódio e propagação em larga escala de notícias falsas”, escreveu Gleisi Hoffmann. “Enquanto tentarem enfraquecer democracias vamos resistir. E exigir que ninguém seja anistiado!”

Dois dias depois, diante das perguntas de Elon Musk, Gleisi Hoffmann exaltou Alexandre de Moraes mais uma vez. Vale ressaltar que o empresário nasceu na África do Sul, diferentemente do que foi insinuado na publicação da política, que chamou Elon Musk de estadunidense.


Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui