O número de veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) supera o de veículos a gasolina na Noruega, revelam dados da Federação de Estradas do país (OFV), segundo a agência de notícias AFP. É a primeira vez que essa inversão de posições é registrada num país.
“Isso é histórico. Um marco que poucos vislumbravam há dez anos”, disse o diretor da OFV, Øyvind Solberg Thorsen. No entanto, os EVs não são os tipos de veículos mais usados por lá. Esse posto é ocupado pelos veículos a diesel.
Dos 2,8 milhões de veículos particulares registrados no país nórdico:
- 754.303 são veículos totalmente elétricos;
- 753.905 são veículos que funcionam a gasolina;
- “E os quase 1,3 milhão que sobraram?”, você pode ter se perguntado. Esses são os veículos a diesel.
A eletrificação da frota de carros de passageiros está avançando rapidamente, e a Noruega está, portanto, se movendo rapidamente para se tornar o primeiro país do mundo com uma frota de carros de passageiros dominada por veículos elétricos.
Øyvind Solberg Thorsen, diretor da OFV
Transição energética
Na Noruega
- País estabeleceu como meta que até 2025 todos os carros novos vendidos sejam de algum tipo que não emita gases poluentes (entram aqui totalmente elétricos e a hidrogênio, por exemplo);
- O ano estipulado para a meta é dez anos à frente do objetivo da União Europeia (UE);
- Autoridades norueguesas ofereceram incentivos fiscais para veículos elétricos, o que deixou seus preços competitivos em comparação a veículos a gasolina, diesel e até híbridos;
- Em agosto, veículos totalmente elétricos representaram um recorde de 94,3% das novas inscrições de carros, impulsionados pelas vendas do Tesla Model Y;
- Paradoxalmente, o país é um grande produtor de gás e petróleo.
Na Europa
- Vendas de carros elétricos começaram a cair no final de 2023, conforme modelos híbridos se tornam mais populares;
- Atualmente, representam apenas 12,5% dos novos carros vendidos no Velho Continente, de acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA);
- Sua participação no mercado deve aumentar em 2025, para entre 20% e 24% das novas inscrições de carros, segundo o think tank Transport & Environment (T&E);
- Há quem duvide da capacidade da UE de banir completamente os carros a gasolina e a diesel até 2035.