A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) aderiu ao Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada (PNAE), que tem como objetivo ampliar e qualificar o acesso da população aos serviços de saúde especializados. Como parte da iniciativa, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi escolhido para executar os procedimentos ambulatoriais no Território Entre Rios, nas áreas de Cardiologia, Oftalmologia e Oncologia.
A adesão da Sesapi ao programa foi discutida na manhã desta sexta-feira (7), durante uma reunião que contou com a presença da diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, e do diretor técnico, Thiago Diniz, além de supervisores e coordenadores de diversos serviços do hospital.
Com a implantação do PNAE no Piauí, a expectativa é que o acesso à atenção especializada seja ampliado e qualificado, reduzindo filas de espera e garantindo um atendimento mais eficiente e humanizado para a população.
Outro ponto destacado pelo programa é a criação de uma fila única e um sistema de agendamento centralizado, garantindo mais transparência e eficiência no atendimento. A iniciativa deve beneficiar milhares de piauienses que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamentos especializados.
Para a diretora-geral, Nirvania Carvalho, o novo modelo visa garantir maior rapidez no acesso a consultas e exames especializados, além de promover um acompanhamento contínuo dos pacientes.
“A proposta prevê que o paciente seja encaminhado ao HGV, onde realizará os exames e consultas necessários em um prazo máximo de 60 dias, de acordo com a urgência de cada caso. Após o atendimento, ele retornará para a Unidade de Saúde da Família (USF) para continuidade do tratamento e monitoramento da sua saúde”, explicou a gestora.