O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (13), o I Workshop de Transplante Hepático. O evento reuniu especialistas e gestores da área da saúde para debater os desafios e os avanços necessários para a implantação do procedimento na unidade.
Segundo a diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), está empenhado em viabilizar o transplante hepático na unidade. “Vai representar um marco significativo para a saúde pública do estado. Estamos recebendo o apoio governamental, que é crucial para que o hospital esteja apto a realizar esse procedimento inovador”, destacou.
O cirurgião-geral do HGV, Wellington Figueiredo, também reforçou a importância do workshop. “Vai possibilitar discussões sobre o processo de implementação e os benefícios do transplante de fígado. O HGV já possui uma equipe com experiência na retirada de órgãos desde 2011, mas ainda aguarda o credenciamento pelo Ministério da Saúde para realizar o transplante hepático”, explicou o médico.
Entre os palestrantes do evento estava o cirurgião hepático Gustavo Rêgo, do Hospital da Universidade Federal do Ceará (HU-UFC). “O HGV já possui estrutura e equipes preparadas, sendo necessários apenas ajustes e investimentos finais para a realização do primeiro transplante. Vai ser um marco para o Piauí”, disse.
Por fim, o diretor de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (Dudoh) da Sesapi, Anderson Dantas, enfatizou o compromisso com a implantação do transplante hepático no HGV. “É um compromisso e vai ampliar significativamente a oferta de serviços de alta complexidade no estado, beneficiando pacientes que atualmente precisam buscar tratamento em outras regiões”, destacou o gestor.