Uma estratégia de marketing que está se tornando cada vez mais aplicável nos consoles Xbox Series X|S em jogos firs-party da Microsoft está de volta. Falamos do uso de banners em tela cheia ao iniciar consoles, uma prática que tem gerado debates. Recentemente, a Microsoft adotou essa abordagem para promover “Saga de Senua: Hellblade II“, o novo jogo da Ninja Theory, que estará disponível no Xbox.
Isso não é uma novidade, como já mostramos anteriormente. Vimos isso em Call of Duty MW3 e Starfield, e muitas pessoas elogiaram a forma como a divulgação foi feita, mas outras acharam invasivas. Agora, Klobrille postou no X que Hellblade 2 se juntou aos mais recentes títulos da Bethesda e Activsion neste marketing:
Na próxima vez que você ligar o Xbox, uma notificação em tela cheia de Senua’s Saga: Hellblade II aparecerá. Eu gosto disso para lançamentos originais. pic.twitter.com/MsYXTEYJPz
-Klobrille (@klobrille) 27 de maio de 2024
A decisão da Microsoft de utilizar banners em tela cheia para promover o jogo tem suas raízes em estratégias anteriores, que também foram alvo de controvérsias. Alguns jogadores consideram essa forma de publicidade invasiva já que aparece ao ligar o console. Por outro lado, a empresa pode argumentar que é uma maneira eficaz de informar os jogadores sobre novos lançamentos e atualizações importantes. Um jogo importante da marca terá um tratamento diferenciado, o que também é bastante lógico.
A medida que a indústria de jogos continua a evoluir, as estratégias de marketing também se adaptarão. Resta saber se a prática de banners em tela cheia se tornará uma norma aceita ou se as empresas buscarão novas formas de engajar seu público sem comprometer a experiência do usuário.