Há quase três décadas, a saga de Harry Potter reúne uma legião de fãs apaixonados pelo universo bruxo. A saga começou com “A Pedra Filosofal”, primeiro livro lançado por J.K. Rowling em 1997, e chegou às telonas em 2001.
Ao longo dos anos, a trajetória do jovem Harry na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi contada em sete livros. As aventuras dele ao lado dos amigos Hermione (Emma Watson) e Rony (Rupert Grint) renderam também oito filmes.
No entanto, além dos livros originais que contam a história de Harry Potter, também existem outras obras escritas por J.K. Rowling sobre o universo bruxo.
Conheça os livros do universo de Harry Potter:
-
“Harry Potter e a Pedra Filosofal” (1997)
Primeiro livro da saga, lançado em 1997, apresenta o jovem órfão Harry, que vive com os tios adotivos em um ambiente cheio de negligências.
Em seu aniversário de 11 anos, além de descobrir que é bruxo, também é convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.
-
“Harry Potter e a Câmara Secreta” (1998)
O título acompanha Harry em seu segundo ano em Hogwarts. Nesse período, ele descobre que algo, relacionado à Câmara Secreta, pode ameaçar a segurança e a tranquilidade dos membros da instituição.
Assim, na companhia dos amigos Hermione e Ron, embarca na missão de desvendar os segredos que representam perigos para a escola.
-
“Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban” (1999)
Já no terceiro livro, Harry descobre a existência de Sirius Black, um prisioneiro que fugiu de Azkaban. Novamente com a ajuda dos parceiros, o bruxo busca revisitar o passado do prisioneiro e tudo que ele traz na bagagem.
Aliás, informações importantes sobre a família de Potter também começam a ganhar destaque, assim como o seu vínculo com Voldemort, considerado o mais poderoso bruxo das trevas.
-
“Harry Potter e o Cálice de Fogo” (2000)
O foco do quarto livro está voltado para o emocionante e perigoso “Torneio Tribruxo”, ou seja, a competição com três escolas de magia se enfrentando em uma série de tarefas perigosas. Harry é um dos alunos escolhidos para representar Hogwarts.
-
“Harry Potter e a Ordem da Fênix” (2003)
No quinto livro, Harry se une a um grupo de bruxos em uma organização secreta que leva o nome de “Ordem da Fênix”, com a missão de combater as forças das trevas. A luta contra Voldemort também é intensificada nessa fase.
-
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2005)
Segredos do passado de Voldemort são revelados no sexto livro. Enquanto Harry se aprofunda em conhecimentos de magia e muitos feitiços, também lida com muitas emoções à flor da pele, diante da batalha final contra o Lorde das Trevas.
-
“Harry Potter e as Relíquias da Morte” (2007)
O último livro da série traz a definição dos destinos dos personagens, assim como o desfecho de anos de amizade e coragem entre os protagonistas.
Reviravoltas e muita tensão também são contempladas com a guerra entre os bruxos que acompanham Harry e os seguidores de Voldemort.
-
“Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” (2016)
Em 2016, J.K. Rowling lançou “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada”, que apresenta os acontecimentos 19 anos depois do último título, dessa vez com Alvo Severo Potter, filho de Harry. A história foi criada com Jack Thorne e John Tiffany primeiro para o teatro em 2016, em formato de uma peça que foi exibida em Londres.
Depois, a autora dos livros transformou a história em um livro, que foi divulgado como o oitavo volume da saga.
As outras produções do universo do bruxinho e o mundo mágico de Hogwarts
Para aqueles que buscam ampliar o repertório, desvendar detalhes dos personagens e mais bastidores das gravações, a CNN reúne abaixo outras obras sobre o universo bruxo disponíveis no Brasil.
-
“Quadribol através dos séculos”, de J.K. Rowling (2001) – Ed.Rocco
No livro, indicado para aqueles que já leram ou conhecem parte da saga, a autora amplia o universo bruxo, trazendo curiosidades e técnicas do esporte que contempla a história de Hogwarts.
-
“Os Contos de Beedle, o Bardo”, de J.K Rowling (2008) – Ed. Rocco
Com histórias infantis, o livro de contos é o mesmo citado em “Relíquias da Morte”, último título da saga. A obra é descrita como uma produção popular entre as crianças bruxas.
-
“O Universo de Harry Potter de A a Z”, de Audrey Malone (2014) – Ed. HarperCollins
Considerado um dicionário da saga, o público encontra a explicação de todos os termos que permeiam a mente da escritora J.K Rowling. Além disso, detalhes sobre as gravações do filme também são citados.
-
“O livro das criaturas de Harry Potter”, de Jody Revenson (2014) – Ed. Galera
Em nove capítulos, Jody conta a história de diversas criaturas e monstros da saga, passando pelo processo criativo até a etapa de produção da obra final.
-
“O livro dos personagens de Harry Potter”, de Jody Revenson (2015) – Ed. Galera
Figurinos, maquiagem e efeitos especiais são detalhados por Jody no livro que traz diversas ilustrações especiais, incluindo bastidores e alguns materiais extras.
-
“Os lugares mágicos dos filmes de Harry Potter”, de Jody Revenson (2015) – Ed. Galera
Neste, o público poderá conhecer todos os sets que ambientaram as gravações, como por exemplo o castelo de Hogwarts. Um mapa do Beco Diagonal e um panfleto com uma seleção de pinturas também acompanham o livro.
-
“Harry Potter: O livro dos artefatos mágicos”, de Jody Revenson (2016) – Ed. Galera
A autora explica de que maneira alguns artefatos mágicos, como jornais com movimentos e vassouras voando, foram criados em cena.
-
“Harry Potter: As artes das trevas”, de Jody Revenson (2017) – Ed. Galera
Para os fãs de scrapbook, o trabalho de Jody em “As artes das trevas” pode ser maravilhoso. O material conta a história de vilões como Lorde Voldemort e os Comensais da Morte, além da Armada de Dumbledore e da Ordem da Fênix.
-
“Harry Potter: O livro das varinhas”, de Monique Peterson (2017) – Ed. Galera
Por fim, mas não menos importante, o livro traz a história por trás das varinhas e de outros objetos normalmente vistos nos filmes, tudo para que o leitor consiga mergulhar profundamente no universo mágico.
“Harry Potter: The Exhibition”: exposição imersiva chega a SP em agosto