quinta-feira, setembro 12, 2024
InícioInternacionalHamas e Jihad Islâmica reivindicam tentativa de atentado em Israel

Hamas e Jihad Islâmica reivindicam tentativa de atentado em Israel

Os grupos terroristas palestinos Hamas e Jihad Islâmica reivindicaram nesta segunda-feira, 19, a tentativa de atentado suicida ocorrido na noite do domingo 18, em Tel Aviv, Israel. Um militante terrorista morreu quando a bomba que ele carregava em uma mochila explodiu durante o caminho.

Em um comunicado conjunto, as Brigadas Ezedin al Qasam e as Brigadas al Qods, braços armados do Hamas e da Jihad Islâmica, respectivamente, afirmaram que “os atentados suicidas no interior ocupado [Israel] voltarão a ficar em primeiro plano enquanto persistirem os massacres do ocupante [israelense], as operações de transferência forçada de civis e a política de assassinatos”.

A explosão em Tel Aviv deixou uma pessoa levemente ferida, segundo a polícia e os serviços de inteligência israelenses. As autoridades classificaram o incidente como “um atentado terrorista com um explosivo potente”.

Durante a segunda Intifada, no início dos anos 2000, atentados com explosivos em Tel Aviv eram frequentes, mas tais eventos têm se tornado raros atualmente.

Israel e EUA em ‘alerta máximo’ contra ataque do Irã

Os Estados Unidos e Israel estão em alerta máximo para um possível ataque do Irã, que apoia os grupos terroristas islâmicos. A expectativa cresce depois dos israelenses neutralizarem dois líderes dos grupos terroristas Hamas e Hezbollah — Ismail Haniyeh e Fuad Shukr, respectivamente.

A expectativa é de que a retaliação escale ainda mais o conflito no Oriente Médio. O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, disse que os EUA se preparam para um ataque significativo do Irã (ou algum aliado) contra Israel.

Kirby disse que o presidente norte-americano, Joe Biden, discutiu o assunto com líderes de outros países. Dentre as figuras, estão representantes da Alemanha, da França, da Itália e do Reino Unido.

De acordo com apuração do jornal norte-americano Wall Street Journal, Israel colocou toda a sua defesa de prontidão. O Pentágono, por sua vez, agilizou o envio de um porta-aviões e de um submarino com mísseis guiados para ajudar na contenção de um possível ataque.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui