sábado, fevereiro 22, 2025
InícioDestaque‘Hamas deve ser eliminado’, diz chefe da diplomacia dos Estados Unidos

‘Hamas deve ser eliminado’, diz chefe da diplomacia dos Estados Unidos


O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, visitou Israel para discutir questões no Oriente Médio. Em reunião com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, neste domingo, 16, ele reafirmou que os EUA defendem a eliminação do grupo terrorista Hamas como força militar e política na região.

A visita marca a primeira ida de Rubio ao Oriente Médio desde que assumiu o cargo. Na coletiva de imprensa realizada depois da reunião, ele apoiou o plano do presidente norte-americano, Donald Trump, para ocupar a Faixa de Gaza e transferir a população palestina para países vizinhos, como Egito e Jordânia.

A proposta enfrenta forte oposição internacional por ser vista como uma “violação dos direitos humanos”, já que forçaria o deslocamento de cerca de 2 milhões de palestinos. Netanyahu a considera uma “visão audaciosa”, especialmente depois de mais de um ano de operações militares que devastaram Gaza.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

O primeiro-ministro do país judaico disse que Israel e os EUA têm uma “estratégia comum” para torná-la realidade. De acordo com ele, os palestinos poderiam sair do território em busca de melhores condições de vida.

Enquanto isso, o presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sisi, reafirmou que a criação de um Estado palestino é “a única garantia” de paz no Oriente Médio.

Negociações de cessar-fogo com o Hamas

Manifestantes seguram um cartaz e recortes de imagens de reféns durante um protesto em frente à sede do partido Likud, exigindo a libertação imediata dos sequestrados durante o ataque mortal de 7 de outubro de 2023, em Tel-Aviv, Israel (8/1/2025) | Foto: Reuters/Kai Pfaffenbach

A visita de Rubio ocorreu um dia depois que três reféns israelenses foram libertados pelo Hamas em troca de 369 prisioneiros palestinos. O ato marcou a sexta troca desde o cessar-fogo, que seguiu mais de 15 meses de conflito armado.

Netanyahu aproveitou a ocasião para lembrar a tensão antes da troca, afirmando que Israel responderá rigorosamente se todos os reféns não forem devolvidos. Ele instruiu sua equipe de negociadores a viajar para o Cairo, no Egito, nesta segunda-feira 17, para discutir a continuidade do cessar-fogo em Gaza.

Cooperação EUA-Israel

Além disso, Israel recebeu um carregamento de bombas dos EUA neste sábado, um detalhe que reforça a continuidade do apoio militar norte-americano.

Outro ponto discutido foi a ameaça representada pelo Irã, inimigo comum de Israel e dos Estados Unidos. Netanyahu destacou que, sob a liderança de Trump, Israel tem enfraquecido a capacidade terrorista iraniana.

“Nos últimos 16 meses, Israel desferiu um duro golpe ao acesso terrorista do Irã”, afirmou o premiê israelense. Nesse sentido, assegurou que o trabalho será concluído com o apoio inabalável dos EUA.

O post ‘Hamas deve ser eliminado’, diz chefe da diplomacia dos Estados Unidos apareceu primeiro em Revista Oeste.


Via Revista Oeste
MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui