sábado, janeiro 18, 2025
InícioDestaqueHaddad volta a descartar candidatura em 2026

Haddad volta a descartar candidatura em 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, voltou a dizer nesta sexta-feira, 17, que não será candidato nas eleições de 2026. Ele foi indagado, em entrevista à emissora de TV CNN Brasil, se poderia concorrer à Presidência da República, ao Senado e ao governo do Estado de São Paulo.

“Estou muito tranquilo, mas muito tranquilo, que o trabalho que foi feito pelos meus companheiros todos”, disse o petista. “Pelo PT, todos os partidos ‘progressistas’, para defender a democracia. Fiquei muito feliz com a volta do presidente Lula ao poder.”

Ele esclareceu que adotou um discurso político esta semana porque nunca viu uma agressão tão grande da oposição ao Estado brasileiro. A fala se deu em referência à disseminação do que ele, sem explicar, creditou à disseminação de supostas fake news nas redes sociais.

“O que foi feito esta semana é uma coisa contra o país”, disse o ministro da Fazenda. “E quem está dizendo isso é o secretário de Receita Federal do governo Bolsonaro, que deu o depoimento dizendo que o que a Receita estava fazendo o certo. Ou seja, nós estamos vivendo uma realidade paralela.”

Na mesma entrevista à CNN Brasil, o petista aproveitou para criticar a imprensa. De acordo com ele, o povo não acredita mais em veículos da mídia tradicional.

Haddad em eleições anteriores

Fernando Haddad surgiu no noticiário político nacional ao ser ministro da Educação no governo anterior de Lula. Em 2012, candidatou-se a algum cargo pela primeira vez — e conseguiu ser eleito prefeito da capital paulista.

Desde então, acumula derrotas em disputas eleitorais. Em 2016, não conseguiu se reeleger prefeito e perdeu o pleito já no primeiro turno para João Doria, então no PSDB. Dois anos depois, assumiu o lugar de Lula para ser o cabeça de chapa na briga do PT para a Presidência da República — e levou a pior contra Jair Bolsonaro, no segundo turno. Em 2022, sofreu novo revés, ao perder para Tarcísio de Freitas o pleito pelo governo de São Paulo.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui