sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioPolíticaHaddad se reúne com Lira e deputados para defender corte de incentivos...

Haddad se reúne com Lira e deputados para defender corte de incentivos a setor de eventos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reúne com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes da Casa nesta terça-feira (5).

Haddad vai tentar convencer os parlamentares a cortar os incentivos concedidos ao setor de eventos pelo Programa de Retomada Emergencial do Setor de Eventos (Perse). O encontro está previsto para às 10h na Residência Oficial do Presidente da Câmara, em Brasília.

O fim dos benefícios havia sido incluído em uma medida provisória (MP) assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no fim do ano passado. O trecho, no entanto, sofreu reação por parte do Congresso Nacional, mas o governo manteve a decisão de extinguir o benefício, com prazo para acabar no fim de abril.

No entanto, a medida gera impasse nos planos do governo em avançar com outros temas ainda mais sensíveis, como a desoneração da folha de pagamento a 17 setores da economia – que se tornou mais uma pedra no sapato do ministro da Fazenda para atingir a meta zerar o déficit fiscal este ano.

Haddad então pretende apresentar aos deputados os números da Receita Federal que apontam um rombo que pode ultrapassar os R$ 17 bilhões e acendeu o sinal de alerta quanto à possibilidade de fraudes e justificado o fim antecipado do programa.

O Perse foi criado em 2021 durante a pandemia de Covid-19 para ajudar bares, restaurantes e demais empresas do setor de eventos que foram atingidos economicamente pelas restrições sanitárias impostas pela pandemia.

No ano passado, a extensão do benefício até 2027 havia sido incluída na lei que prorrogou a desoneração da folha de pagamento a setores econômicos, mas foi bloqueada pela MP do governo enviada no fim de dezembro.

Na segunda-feira (4), Haddad disse em entrevista coletiva que também deve participar da reunião com líderes dos partidos da base do governo no Senado Federal, que ocorre nesta terça, às 19h, no Palácio da Alvorada.

O encontro será promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e tem como objetivo estreitar os laços do chefe do Executivo com o Senado, que vem se sentindo desprestigiado frente às negociações por emendas parlamentares feitas entre o governo e a Câmara dos Deputados.

Na visão de senadores ouvidos pela CNN, os deputados estão sendo privilegiados pelo governo, que não vem fazendo acenos aos aliados do Senado.

A pauta da reunião deve ser leve e focada na aproximação dos líderes com Lula, embalada pelo resultado positivo do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023. Haddad também terá momentos para dialogar e responder eventuais dúvidas sobre as pautas econômicas com os senadores.

Entre outros assuntos, ajustes finos no discurso de Lula sobre a guerra entre Israel e o Hamas, a relação com os evangélicos e a prioridade em projetos sobre segurança pública e saúde também estarão na pauta do encontro.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui