Hackers chineses teriam coletado informações de telefones usados pelo ex-presidente dos Estados Unidos e candidato à Casa Branca pelo Partido Republicano, Donald Trump, e do seu candidato a vice na disputa eleitoral deste ano, J. D. Vance. O jornal The New York Times publicou as informações nesta sexta-feira, 25.
Segundo o veículo de comunicação, os investigadores estão trabalhando para saber quais dados foram coletados dos telefones. Eles não descartam a possibilidade de os chineses haverem tido acesso a ligações e mensagens de texto. Além disso, os hackers podem saber com que frequência os políticos se comunicaram com certas pessoas e por quanto tempo.
Ameaça contra a campanha de Trump
De acordo com o The New York Times, isso pode ser uma arma nas mãos dos chineses contra a campanha de Trump. Conforme o Departamento Federal de Investigação dos EUA, há a possibilidade de haver outras possíveis vítimas dos hackers chineses.
A publicação ainda afirmou que “está trabalhando para mitigar essa ameaça”. Também ressaltou que vai fortalecer as defesas cibernéticas em todos os setores de comunicação dos EUA.
O porta-voz da campanha de Trump, Steven Cheung, criticou a Casa Branca e a atual vice-presidente e adversária do republicano na eleição de novembro, Kamala Harris, por permitir que um adversário estrangeiro interferisse na campanha presidencial dos Estados Unidos.
As ameaças ocorrem quase uma semana antes das eleições norte-americanas, que vão ocorrer em 5 de novembro.
Hackers teriam obtido informações de sistemas usados pelo governo dos EUA
Em setembro, o jornal Wall Street Journal publicou informações sobre outro ataque cibernético ligado ao governo chinês.
Os criminosos teriam se infiltrado nas redes de alguns provedores de banda larga dos EUA. Segundo a publicação, os hackers teriam obtido informações de sistemas usados pelo governo norte-americano.