A primeira empresa de origem chinesa a fabricar automóveis no Brasil será a Great Wall Motors (ou GWM). A montadora confirmou que vai produzir o SUV híbrido Haval H6 — o segundo eletrificado mais vendido em 2023 — na antiga planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) ainda este ano.
O que você precisa saber
- A GWM saiu na frente de concorrentes como a BYD e será a primeira montadora da China a produzir veículos no Brasil.
- O modelo escolhido para inaugurar a linha de produção nacional é o SUV híbrido Haval H6. O utilitário conta com um sistema que prioriza o uso das baterias e motores elétricos (saiba mais sobre ele aqui).
- As informações são do AutoPapo.
A GWM no Brasil
Fundada em 1984, a Great Wall Motors Company Limited é considerada a maior fabricante de automóveis privada da China e está presente em mais de 60 países. A empresa é dona das marcas Haval, de SUVs, Tank, de SUVs off-road, Poer, de picapes, e ORA, de veículos elétricos compactos como o Ora 03.
Em agosto de 2021, a empresa firmou raízes no Brasil após comprar a antiga fábrica da Mercedes-Benz no interior de São Paulo. Pouco depois, foi anunciado um plano de investimento na ordem de R$ 10 bilhões, incluindo a possibilidade de produzir carros elétricos em solo nacional.
Na primeira fase dos aportes, que começaram no ano passado e vão até 2025, a montadora irá injetar R$ 4 bilhões para adaptar e ampliar a planta de Iracemápolis (SP). O plano é aumentar a capacidade de produção da fábrica para até 100 mil veículos anuais.