sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaGWM oficializa veículos e fabricação de motor híbrido flex em SP

GWM oficializa veículos e fabricação de motor híbrido flex em SP

Nesta quinta-feira (8), durante o Festival de Interlagos, a GWM anunciou dois novos veículos que chegarão ao Brasil: o jipe Tank 300 e o SUV Wey 07. Ambos chegarão em 2025 por aqui, mas a montadora chinesa não divulgou valores. Enquanto o Tank 300 chega no primeiro semestre, o Wey 07 chega no segundo.

Outra novidade trata-se do desenvolvimento de um motor híbrido flex (etanol e gasolina) na fábrica de Iracemápolis (SP), segundo o g1. O primeiro carro a ser equipado com o novo composto deve ser o Haval H6, que também deverá ser lançado no primeiro semestre do ano que vem.

Novos veículos da GWM no Brasil

GWM Tank 300

  • O Tank 300 possui linhas retas;
  • Ele vem equipado com motorização plug-in (PHEV), com tração 4×4;
  • O motor é à combustão 2.0 turbo de injeção direta. Ele atua conjuntamente com dois propulsores elétricos, sendo um em cada eixo;
  • São 408 cv de potência, com torque de 76,5 kgfm. Dessa forma, ele deve fazer de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos;
  • A bateria tem 37,1 kWh, com autonomia de 100 km;
  • Para trajetos em off-road, o jipe trabalha com marcha reduzida e bloqueio dos diferenciais, além de ter câmeras por todo o carro para auxílio em trilhas e manobras na cidade;
  • Internamente, há duas telas de 12,3 polegadas, sendo uma para a multimídia e outra para o painel de instrumentos;
  • O Tank 300 possui, ainda, sistemas de auxílio ao motorista, tais como piloto automático adaptativo com assistente de manutenção em faixa e frenagem autônoma de emergência.
Tank 300 chega no primeiro semestre de 2025 (Imagem: Divulgação/GWM)

GWM Wey 07

Por sua vez, o Wey 07 será o maior veículo da GWM no Brasil. Ele é um SUV de luxo com seis lugares. O modelo se caracteriza por ser híbrido DHT e é equipado com o mesmo motor 1.5 turbo à gasolina do Haval H6.

Ele tem potência de 516 cv e torque de 95,1 kfgm. Isso faz com que o SUV vá de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. É interessante compará-lo a um Porsche 718 Cayman, que tem o mesmo tempo de aceleração, mas mais pesado e com mais espaço interno.

As baterias do Wey 07 têm 44,5 kWh, com autonomia de 200 km em uma só carga. Se somada com o motor à combustão, temos mais de mil quilômetros de autonomia.

Esse é mais um SUV grande: ele conta com 5,16 m de comprimento, 1,98 m de largura e 3,05 m de entre-eixos, se assemelhando a um Volvo XC90.

Diferente do Tank 300, o Wey 07 tem cinco telas, sendo o painel de instrumentos, que atua com uma segunda tela projetada no para-brisa do veículo, trazendo informações, como velocidade e autonomia.

A central multimídia tem dois displays, sendo uma no meio do console e outra ao passageiro do banco da frente. Por fim, a última tela é uma espécie de TV presa no teto, visualizável somente pelos passageiros das segunda e terceira fileiras de assentos.

Como outro diferencial, o modelo tem geladeira embutida, que carrega até seis garrafas. O volante se assemelha aos da Tesla, com poucos botões e alavancas.

Por último, o Wey 07 vem com sensores para sua direção semiautônoma e recursos, como frenagem automática de emergência, detecção de pedestres e ciclistas em pontos cegos, e câmeras que ajudam na hora da baliza, haja vista o tamanho do veículo.

GWM Wey 07 azul-escuro na diagonal, em estacionamento, comcéu azul ao fundo
Wey 07 chega ao Brasil no segundo semestre do ano que vem (Imagem: Divulgação/GWM)

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui