Aqui no Olhar Digital já havíamos informado a data do início das operações da fábrica da GWM no Brasil (clique aqui para saber mais). Agora, mesmo antes dos trabalhos iniciarem, a empresa anunciou novidades.
A montadora chinesa informou que começou a habilitação de fornecedores de peças e incluiu dois novos modelos a serem produzidos na fábrica de Iracemápolis, em São Paulo. As informações foram divulgadas durante apresentação realizada Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).
GWM quer exportar veículos produzidos no Brasil
- Segundo a empresa, o processo de habilitação de fornecedores reforça a estratégia de nacionalização da marca e a ampliação de suas operações no Brasil.
- A GWM já desenvolveu uma lista de mais de 100 componentes para serem produzidos localmente.
- O objetivo é alcançar um índice de nacionalização superior a 60%, o que permitirá à montadora exportar seus veículos para outros países da América Latina.
- No total, os investimentos da montadora no Brasil somam R$ 10 bilhões até 2032.
- Até o final deste ano, a marca planeja contratar 100 funcionários, com uma meta de 700 novos empregos até o começo da produção na fábrica, o que está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2025.
Leia mais
SUV e picape também serão fabricados por aqui
A GWM ainda revelou a inclusão de mais dois modelos na linha de produção. Serão um SUV e uma picape, sem maiores detalhes divulgados. O objetivo é fortalecer o portfólio da empresa no país, que já inclui a previsão de fabricação da linha Haval H6.
A promessa da marca é produzir aproximadamente 10 mil veículos em 2025 e mais de 40 mil em 2026, com dois turnos de operação em Iracemápolis. Com a modernização e ampliação da capacidade instalada, a fábrica da GWM poderá atingir 50 mil unidades dentro de três anos.

A produção no local está prevista para começar no primeiro semestre de 2025 com o SUV híbrido Haval H6, inicialmente em regime de pré-produção. O objetivo, neste primeiro momento, será testar e ajustar os novos equipamentos da linha de montagem e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade. Já a produção em série dos veículos está programada para o início do segundo semestre do ano que vem.