Formado em relações internacionais, Guilherme Kilter, de 22 anos, viralizou nas redes sociais nos últimos meses e virou aposta do partido Novo para puxar votos na Câmara de Curitiba. O partido elegeu dois vereadores na capital paranaense em 2020 e pretende ampliar a bancada neste ano.
Kilter ficou conhecido depois a participar de debates culturais na internet. Ele tem atuado em pautas ligadas à educação e participou voluntariamente da etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) em Curitiba.
O evento aconteceu em outubro do ano passado. Na época, o pré-candidato a vereador expôs os temas que foram debatidos no Conae. Ele denunciou o excessivo discurso ideológico realizado na conferência.
O caso gerou debates e repercutiu nas redes sociais. A denúncia sobre a conferência foi publicada em vídeo no TikTok, que alcançou mais de 2,2 milhões de visualizações. Em 60 dias, o pré-candidato foi visto 6 milhões de vezes na plataforma.
@guikilter Fui hostilizado, ameaçado e interrogado na CONAE 2024 por defender o que acredito. Compartilhei minha experiência na CONAE 2024 na audiência pública sobre esse assunto aqui na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, promovida pelo @fabiooliveirapr. Para saber mais sobre a CONAE e a gravidade desse assunto, assista meu discurso completo no meu canal do YouTube.
O pré-candidato a vereador também tem investido em outras plataformas e criado thread — sequência de postagens sobre um assunto — no Twitter. Suas publicações na rede social também têm ganhado fama e chegou a ser citada pela comentarista Ana Paula Henkel no programa Oeste Sem Filtro, líder de audiência no YouTube.
Em 90 dias, Guilherme Kilter conquistou 60 mil seguidores no Instagram. Além de 50 mil novos seguidores no Twitter, em seis meses. O presidente estadual do Novo no Paraná, Lucas Santos, disse que o partido vê “grande potencial” no crescimento do nome de Kilter para as futuras eleições.
“Guilherme vem crescendo e amadurecendo no debate político, com uma velocidade impressionante — algo evidenciado pelos números de suas redes sociais”, comentou Santos. “Além disso, ele tem colaborado e muitas vezes pautado debates importantes para a direita em Curitiba e em todo o Brasil.”
Guilherme Kilter tem apoio de grandes nomes do partido Novo
Além da diretoria do partido, Guilherme Kilter também conta com apoio de grandes nomes da sigla, como o ex-procurador da república Deltan Dallagnol (Novo). O ex-procurador da Lava Jato foi eleito o deputado federal mais votado do Paraná, com 344,9 mil votos, e elogiou o pré-candidato a vereador.
“Ele representa a renovação política que sonho ver na nossa cidade e país”, disse Deltan Dallagnol a Oeste. “Trabalhando com ele há mais de ano, e sob pressões, testemunhei que ele tem a ousadia e a coragem necessárias para lutar ao meu lado contra a corrupção, contra os abusos dos tribunais e do governo. E pelos valores cristãos nas trincheiras do embate público.”
Em entrevista a Oeste, Kilter disse que vê a sua possível eleição para vereador de Curitiba como uma forma de “servir a cidade”. Ele se mostra insatisfeito com a atual política brasileira e promete renovação.
Leia também:
“O que mais importa para mim é dar voz à indignação das pessoas, que estão cansadas e insatisfeitas com nossa política atual”, afirmou Kilter. “Trabalhando por uma cidade mais desenvolvida e um país mais livre.”
Kilter se mostrou combativo contra pautas “progressistas” e da esquerda identitária, especialmente na educação. Ele criticou a atuação do governo no debate político.
“Também quero combater os retrocessos de uma esquerda cada vez mais autoritária e repressiva, que deseja calar as pessoas, silenciar opositores e impor o que pode ou não ser dito”, disse Guilherme Kilter.
Indagado sobre qual o principal objetivo como vereador de Curitiba, Kilter disse que pretende defender liberdade de expressão e fé. Além disso, promover desenvolvimento econômico para trabalhadores e empresários.
“Quero ser a voz da indignação do curitibano de bem”, respondeu Kilter. “Como um cristão, defendendo os valores e princípios tradicionais da família.”