segunda-feira, novembro 25, 2024
InícioViagem & GastronomiaGuia turístico reúne 148 padarias de destaque no estado de São Paulo

Guia turístico reúne 148 padarias de destaque no estado de São Paulo

Um total de 148 padarias de 30 municípios paulistas compõem o Guia Turístico das Padarias do Estado de São Paulo, publicação recém-lançada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP).

Foram mapeados estabelecimentos que já integram roteiros turísticos ou que tenham características singulares quanto a sua história, receitas e pratos, assim como estrutura e reconhecimento popular.

Entre os nomes de destaque aparecem algumas curiosidades, como a padaria considerada a maior da América Latina, a Cepam, na Vila Prudente, em São Paulo, com 2,5 mil m². Há também a Padaria e Confeitaria Aurora, a mais antiga do estado e uma das mais antigas do país, datada de 1860 e situada em Santana de Parnaíba.

Outras padarias famosas da capital paulista também estão presentes no guia, a exemplo da Saint German Padaria Artesanal, no Itaim Bibi; a Padaria St. Chico, em Higienópolis; a Galeria dos Pães, no Jardim América; a Bella Paulista, em Cerqueira César; e a Basilicata Pão Empório e Restaurante, na Bela Vista.

O guia traz informações de todos os estabelecimentos listados, como endereço, telefone e redes sociais, assim como indica a origem gastronômica e a inspiração de nacionalidade de alguns deles, como padarias italianas, judaicas e francesas.

O material é uma parceria da Setur-SP com a Associação das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de SP (Aipan) e com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo – Sampapão. Confira o guia oficial completo aqui.

Fomento à gastronomia do estado

Ambiente do Empório Basilicata, na Bela Vista / Divulgação

Dados do governo mostram que São Paulo possui 12,7 mil padarias, quase o dobro do Rio de Janeiro, estado que vem em seguida.

Segundo o secretário de Turismo de Viagens de SP, Roberto de Lucena, as padarias são parte da história e do turismo do estado, em que o guia funciona como “o início do avanço de um trabalho grandioso de divulgação e fomento do turismo gastronômico”.

Vale dizer que a Setur-SP já havia lançado no início do mês um guia com queijarias artesanais abertas à visitação em São Paulo, incluindo propriedades premiadas internacionalmente.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui