Pep Guardiola raramente faz muitas substituições durante as partidas, e essa escolha do técnico catalão rendeu a ele o posto de treinador que menos alterações realiza em jogos da Premier League na atual temporada.
De acordo com levantamento do The Athletic, o comandante do Manchester City usou apenas 48 substitutos em 17 rodadas — 2,8 substituições por jogo. O tetracampeão inglês está empatado no quesito com Sean Dyche, do Everton.
Em uma partida da temporada passada da Champions League, no empate por 1 a 1 com o RB Leipzig, Guardiola não fez nenhuma substituição.
Ter substituições não significa que tenho que fazer as substituições. Sou tão bom treinador que posso decidir o que fazer ou não fazer
Guardiola, em fevereiro de 2023
O líder em alterações na competição é o técnico italiano Roberto De Zerbi, do Brighton, que utilizou 81 jogadores do banco de reservas até aqui no torneio — uma média de 4,7, ou seja, De Zerbi utiliza constantemente as cinco alterações.
Líder do Campeonato Inglês, o espanhol Mikel Arteta, do Arsenal, é apenas o 11º técnico que usa mais seus substitutos, com 70 nomes vindo do banco nas 17 rodadas disputadas — média de 4,1.
- Roberto De Zerbi (Brighton) – 81
- Vincent Kompany (Burnley) – 78
- Marco Silva (Fulham) – 78
- Steve Cooper (Nottingham Forest) – 75
- Ange Postecoglou (Tottenham) – 75
- Jürgen Klopp (Liverpool) – 74
- Erik ten Hag (Manchester United) – 73
- Rob Edwards (Luton Town) – 72
- Andoni Iraola (Bournemouth) – 71
- Thomas Frank (Brentford) – 71
- Mikel Arteta (Arsenal) – 70
- Unai Emery (Aston Villa) – 67
- Eddie Howe (Newcastle) – 66
- Mauricio Pochettino (Chelsea) – 64
- Gary O’Neil (Wolverhampton) – 64
- Paul Heckingbottom (Sheffield United) – 54
- Roy Hodgson (Crystal Palace) – 50
- David Moyes (West Ham) – 50
- Sean Dyche (Everton) – 48
- Pep Guardiola (Manchester City) – 48