Lanterna do Grupo B e 14º na classificação geral, o Guarani chega à última rodada do Campeonato Paulista lutando contra o rebaixamento para a Série A2. E, para evitar a queda, poderá contar com uma ajuda inesperada de seu grande rival, a Ponte Preta.
Com 7 pontos, o Bugre enfrentará no próximo domingo (10) o Red Bull Bragantino, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. Com uma vitória, a equipe garante a permanência na primeira divisão estadual.
Porém, se não vencer o time de Bragança, o Guarani depende de tropeços do Ituano e do Santo André para não ser rebaixado. O clube de Itu encara o São Paulo, que ainda não assegurou a classificação ao mata-mata, e o do ABC enfrenta a Ponte.
A partida no estádio Bruno José Daniel, em Santo André, é importante para a Macaca, que com um empate se classifica às quartas de final.
A pontuação dos clubes que brigam contra o rebaixamento é a seguinte:
Empate do Guarani e vitória do Santo André faria com que as equipes empatassem em 8 pontos, com um triunfo cada. O descenso, então, seria definido no critério de desempate seguinte: saldo de gols. Atualmente, o Bugre tem saldo de -5, e o Santo André tem -10.
“É importante dizer que a situação do Guarani não tem nada com a gente aqui. O nosso único foco é a Ponte Preta e os nossos objetivos. O que vai acontecer com o nosso maior rival não passa por nós”, afirmou o técnico da Ponte Preta, João Brigatti.
Caso o Guarani seja derrotado pelo Red Bull Bragantino e o Ituano empate com o São Paulo no estádio Novelli Júnior, as equipes ficarão empatadas com 7 pontos. Ambas somam apenas uma vitória cada no Paulistão.
A diferença está no saldo de gols: enquanto o Bugre tem -5, o time de Itu tem -13.
Pra fechar a noite, bora ver como ficou a classificação geral do Paulistão Sicredi ao fim da 11ª rodada!#PaulistãoSicredi pic.twitter.com/AbqvDZUTiY
— Paulistão (@Paulistao) March 4, 2024