sexta-feira, julho 5, 2024
InícioInternacionalGrupo terrorista Houthis afunda outro navio no Mar Vermelho

Grupo terrorista Houthis afunda outro navio no Mar Vermelho

Um transportador de carvão grego foi abatido pelo grupo terrorista Houthi, na quinta-feira 13. O ataque ocorreu no Mar Vermelho. Associações marítimas ao redor do mundo pediram aos governos “com influência” que tomem providência sobre a situação.

A Câmara Internacional de Navegação e o Conselho Mundial de Navegação informaram, em comunicado nesta quarta-feira, 19, que o último naufrágio levou à morte de uma pessoa. Pelo menos três marinheiros já foram mortos nos atentados dos Houthis até o momento.

“Apelamos aos Estados com influência na região para salvaguardarem os nossos marinheiros inocentes e para o rápido alívio das tensões no Mar Vermelho”, escreveram os representantes das instituições.

O apelo ocorre num cenário em que uma das principais rotas marítimas do mundo está praticamente inutilizada por causa dos constantes ataques do Houthi.

O desvio realizado pelas navegações no extremo sul da África aumentou o custo de transporte. O congestionamento nos portos da Ásia e Europa também passou a ser maior.

“É deplorável que trabalhadores inocentes sejam atacados enquanto simplesmente desempenham o seu trabalho, que é vital e que mantém o mundo aquecido, alimentado e vestido”, disseram as instituições. “Essa é uma situação inaceitável e estes ataques devem parar agora.”

A declaração foi divulgada no dia em que as Operações do Comércio Marítimo do Reino Unido confirmaram o afundamento do transportador.

“Esse é o segundo ataque fatal em que os nossos marítimos foram apanhados na mira de conflitos geopolíticos”, relataram as instituições.

Houthi ataca navios no Mar Vermelho desde novembro de 2023

O grupo terrorista Houthi é alinhado com o Irã. Eles atacam navios no Mar Vermelho desde novembro de 2023, como forma de protesto à guerra de Israel. Os rebeldes, com base no Iêmen, lançam drones e mísseis nos alvos.

Em março de 2024, um navio afundou depois de ser atingido por mísseis balísticos. Além disso, já sequestraram um navio e a tripulação. As pessoas ainda são mantidas com reféns.

Leia mais:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui