O grupo Raízes Feministas emitiu uma nota em que critica a deputada transexual Erika Hilton (Psol-SP) que tentou “lacrar” ao fazer comentários sobre a aparência da também deputada Julia Zanatta (PL-SC) durante uma sessão da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da última quarta-feira, 5.
Um vídeo que passou a circular nas redes sociais mostra a hora que Erika Hilton diz que Julia Zanatta “não tem respeito”. Na sequência, emenda novos ataques: “Você é ridícula. Você é feia. Ultrapassada”.
As ofensas foram proferidas depois que Julia Zanatta questionou a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, sobre qual era o “conceito” de mulher adotado pela pasta —que decidiu não definir o gênero, mas considerar que “trans” são mulheres.
“Expressar julgamentos sobre a aparência das mulheres, tentar ridiculizar e dizer que uma mulher precisa ‘se cuidar’ (quase mandando uma mulher voltar pra cozinha) e ter ao fundo, uma plateia de mulheres submissas a um macho misógino aplaudindo, essa é a cara da atual esquerda hoje”, afirmou o grupo feminista.
A página destacou que mulheres como as que aplaudiram os xingamentos querem “acreditar que por estar do lado desses sujeitos terão alguma consideração, que serão respeitadas.”
“Mas quando um macho fala isso de uma mulher, você pode ter certeza que você não estará impune. Só não chegou a sua vez”, finalizou.
Julia Zanatta se pronuncia
Pelo seu perfil oficial no Twitter/X, a deputada Julia Zanatta se pronunciou sobre os xingamentos recebidos de Erika Hilton na sessão da Câmara dos Deputados. Afirmou que “cafona mesmo é não se amar do jeito que Deus nos fez.”
“Falei que o transativismo violentava mulheres”, explicou a parlamentar. “Porque estávamos recebendo uma ministra da mulher que não define o que é mulher. Pois bem. A deputada do cabelo bonito começou a dizer que sou feia e bla bla bla e mandou eu hidratar meu cabelo.”
Zanatta disse que “essa pessoa não se olha no espelho” ao proferir tais ofensas. “O que mais me impressiona são as mulheres ali ao lado de risadinha e tal. Logo mais serão elas. Quando tentarem falar a verdade ou enxergar a realidade será tarde demais”, analisou.
Em outras duas publicações, a deputada pelo Partido Liberal também ironizou Erika Hilton, que usa lace em vez de seu cabelo natural. “Eu posso hidratar o meu cabelo, mas…Vou comprar uma peruca! Pronto!”