A rede espanhola de supermercados Dia anunciou nesta sexta-feira, 31, que fez um acordo com a MAM Asset Management, gestora do Banco Master, para a venda de 100% do capital da companhia no Brasil.
A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e “permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis”, informou o Dia, em comunicado.
Conforme acordado, a rede de supermercados se comprometeu perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões, na cotação atual).
A efetivação da operação ainda depende de autorização de entidades financeiras do sindicato de bancos.
Dia pediu recuperação judicial em março
A rede de supermercados pediu recuperação judicial no Brasil em março deste ano, com uma dívida que ultrapassa R$ 1 bilhão.
A decisão foi comunicada poucos dias depois da companhia anunciar o fechamento de 343 supermercados e três centros de distribuição no Brasil. À época, a operação da companhia permaneceria somente no Estado de São Paulo.
Leia mais
O Dia afirmou, sem dar mais detalhes, que o pedido de recuperação tem como objetivo “tentar superar sua atual situação econômica e financeira.”
Leia a nota do Grupo Dia na íntegra:
“O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis.
Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.
O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros.
A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.
Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.”