Na tarde deste domingo (30), o Grêmio voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Em Caxias do Sul, no Estádio Centenário, o Imortal bateu o Fluminense por 1 a 0, com gol de Gustavo Nunes.
Com a vitória, o time de Renato Portaluppi segue na zona de rebaixamento do torneio nacional, mas ganhou a posição do Corinthians e agora ocupa a 18ª posição, com 10 pontos ganhos. O Grêmio, porém, pode ser ultrapassado pelo Timão, que ainda enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque, neste segunda-feira (1).
Por outro lado, o Fluminense segue na lanterna do Campeonato Brasileiro. Com apenas 6 pontos conquistados em 39 disputados, o time, agora treinado por Marcão, conheceu a sua sexta derrota consecutiva no torneio.
De volta ao Rio Grande do Sul, o Grêmio começou a partida pressionando em busca do gol. O Imortal teve boas chances com Reinaldo, Gustavo Gomes e Edenilson, mas Fábio e a zaga do Fluminense bloquearam as finalizações.
Em busca de quebrar a sequência de sete jogos sem vitórias no Campeonato Brasileiro, o time de Renato Portaluppi seguia pressionando o Fluminense. Gustavo Nunes arriscou de fora da área e viu Fábio fazer boa defesa. Minutos depois, foi a vez de Pavón, que em duas oportunidades seguidas finalizou por cima do gol.
Sem dar espaço ao time treinado por Marcão, o Grêmio seguia no ataque e chegou com perigo em finalização de Dodi, que passou perto do gol de Fábio. O Fluminense só conseguiu responder na reta final da primeira etapa, quando Terans bateu falta e Marchesín defendeu. No rebote, Thiago Santos furou e perdeu grande chance de abrir o placar. Apesar das boas oportunidades, a partida foi para o intervalo em 0 a 0.
O segundo tempo começou com o Fluminense assustando com Gabriel Pires e Cano, que foram ineficientes na hora da finalização. Quem também tentou foi Lucumí, que virou uma bicicleta, mas a bola foi muito longe do gol.
Depois dos sustos, quem abriu o placar foi o Grêmio. João Pedro cruzou e Gustavo Nunes só completou para abrir o placar no Centenário. Precisando somar pontos para respirar no Brasileirão, o Fluminense, então, se lançou ao ataque, mas pouco conseguiu criar.
Mesmo vencendo, o Grêmio seguiu chegando com perigo ao gol defendido por Fábio. Além disso, a situação do Fluminense ficou ainda mais complicada quando Lucumí recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Sem forças para reagir, o Tricolor das Laranjeiras conheceu a sua sexta derrota seguida no Campeonato Brasileiro.
O Grêmio volta a entrar em campo na quinta-feira (4) desta semana, quando enfrenta o Palmeiras, às 19h (de Brasília) outra vez no Centenário. No mesmo dia e horário, o Fluminense recebe o Internacional, no Maracanã.