Com gol de Miguel Monsalve, Grêmio venceu o Criciúma, por 1 a 0, neste domingo (25), no Heriberto Hülse, e respirou na Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo foi pela 24º rodada da competição nacional.
O resultado positivo eleva a moral do Imortal após as derrotas para Bahia e Fluminense, em Brasileirão e Copa Libertadores, respectivamente.
O time de Renato Gaúcho chegou a 27 pontos e está, momentaneamente, na 12ª posição. O Tigre está em 15º lugar, com 25 pontos.
Apesar do placar magro, o duelo teve oportunidades interessantes criadas pelos dois lado. O equlíbrio perdurou por quase todos os minutos da partida, mas o Grêmio marcou no fim da etapa final e conquistou três pontos importantes.
Os 45 minutos iniciais foram de total equilíbrio no jogo. Criciúma e Grêmio alternaram no domínio das ações ofensivas e, nenhuma das partes, impôs controle do jogo.
Muito por isso, o zero não saiu do placar antes do intervalo. Os catarinenses foram para o vestiário com 12 finalizações, contra oito dos gaúchos. O time de Renato Portaluppi, no entanto, levou a melhor na posse de bola, com 55%.
As equipes voltaram para o segundo tempo dispostas a vencerem o jogo. O equilíbrio se manteve, mas chances foram criadas de ambos os lados.
O Criciúma cresceu e passou a acreditar no resultado positivo. A equipe do técnico Cláudio Tencati teve oportunidades importantes, principalmente através de Bolasie, mas parou no goleiro Marchesín.
No entanto, quem abriu o placar foi o Grêmio. Em escapada pelo lado esquerdo, o jovem chileno Alexander Aravena demonstrou habilidade, cruzou e encontrou o também jovem Miguel Monsalve na área, que empurrou para as redes. O paraguaio marcou seu segundo gol pelo time gaúcho.
Dois dos nomes mais alternativos do Brasileirão, Yannick Bolasie e Martin Braithwaite estiveram frente à frente neste domingo (25).
Com carreiras consolidadas no futebol europeu, os estrangeiros já haviam se enfrentado anteriormente. Em 2018, pela Segunda Divisão Inglesa, Braithwaite e Bolasie duelaram em Middlesbrough e Aston Villa.
Na ocasião, melhor para o atacante do Criciúma, que saiu vencedor com o Villa, por 3 a 0, e colaborou com uma assistência.
O Heriberto Hülse, de capacidade para 19 mil torcedores aporximadamente, recebeu um bom público neste domingo (25). Conforme divulgado pelo clube catarinense, 17.377 pessoas, para uma renda bruta de R$ 826.340,00.
Além da presença de torcedores do Criciúma, muitos gremistas compareceram ao jogo. O Imortal é dono de uma grande torcida em Santa Catarina.
Público e renda para Criciúma x Grêmio:
Público total: 17.377
Renda bruta: R$ 826.340,00Foto: Celso da Luz | CEC pic.twitter.com/9yzfweKcGY
— Criciúma E.C. (@CriciumaEC) August 25, 2024
Criciúma
Gustavo; Claudinho, Rodrigo Fagundes, Tobias Figueiredo, Marcelo Hermes; Newton, Higor Meritão, Trauco; Marquinhos Gabriel, Yannick Bolasie e Arthur Caike. Técnico: Cláudio Tencati.
Grêmio
Marchesín, João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Cristaldo e Monsalve; Soteldo e Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho.
Gol
Miguel Monsalve (41 min, do 2ºT) para o Grêmio.