O Rio Grande do Sul voltou a ser atingido por chuvas durante o final de semana. O lago Guaíba subiu novamente, e algumas ruas de Porto Alegre alagaram, causando novos alertas da Defesa Civil. Em Arroio do Tigre, uma chuva de granizo com pedras de gelo do tamanho de um ovo atingiu a cidade, 80% das casas tiveram os telhados danificados no local. As informações são da MetSul.
Granizo e subida do Guaíba no RS
O nível do Guaíba subiu 23 centímetros em apenas 11 horas, o que elevou a água a 4,63 metros A cota de alerta é de 5 metros, e a de inundação, de 6 metros.
Na última semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado sobre os riscos com uma nova chuva prevista para o fim de semana. O estado ainda se recupera do estrado das tempestades de maio, que deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados em toda a região metropolitana de Porto Alegre.
“Alerta para chuva e vento pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo”, diz o aviso da Defesa Civil do RS na noite deste domingo (23).
Leia mais
Tragédia climática no Rio Grande do Sul
- De acordo com o mais recente balanço da Defesa Civil, ficou em 172 o número de mortes confirmadas pelas fortes chuvas e enchentes que atingem o estado gaúcho.
- Mais de 572 mil ficaram desalojadas;
- A tragédia climática causou impactos severos em 476 dos 497 municípios gaúchos, afetando diretamente mais de dois milhões de pessoas.
- O lago Guaíba atingiu o maior nível da história, passando dos 5 metros e 30 centímetros.
- Um dos pontos que continua alagado em Porto Alegre é o Aeroporto Internacional Salgado Filho, que anunciou a suspensão de todas as operações até o final do ano.
- Na região Sul, a Lagoa dos Patos também inundou alguns municípios, caso de Rio Grande.